Skip to main content

Traçando Metas – Prezados Leitores e Amigos, estou de volta, após um breve intervalo de férias, iniciarei, a partir de hoje, as publicações do ano no nosso Blog.
Começo compartilhando uma matéria publicada no site do empresário Abílio Diniz, ao qual concedi uma entrevista à jornalista Mariana Teodoro. A matéria aborda questões de autoconhecimento e fala sobre como traçar metas para o ano que se inicia. O link para você ler a matéria completa está no final deste post.
traçando metas e objetivos psicólogo em salvador elidio almeida

Traçando metas para o Ano Novo: Dicas para evitar a Frustração

Considero esse comportamento de refletir sobre os acontecimentos passados um exercício muito importante. Através dele, além de identificarmos os acertos e desacertos do passado, também podemos planejar melhorias para o futuro.
Se você planejou comprar um carro, um apartamento, uma TV super moderna, fazer uma viagem, conquistar um novo emprego, novos amigos ou um novo relacionamento e teve isso realizado durante o ano, certamente este é um momento para comemorar as conquistas e fazer novos (e mais audaciosos) planos para o ano novo.
Porém, se o que foi planejado não foi realizado, é muito provável que a comemoração não seja tão plena. Além das expectativas não terem sido atendidas, algo que foi desejado não teve o resultado esperado e certamente deve estar presente um sentimento de insatisfação, ou seja: frustração.
traçando metas e objetivos psicólogo em salvador elidio almeida terapia de casal
Sentir-se frustrado por não ter conseguido atingir alguma meta, alcançar um objetivo ou realizar um sonho é natural, afinal, houve investimento emocional nas expectativas que foram criadas, por isso é comum o descontentamento surgir nesse contexto.
Algumas pessoas, no entanto, não encaram a frustração de forma natural e muitas vezes sofrem bastante nesse momento. Quando isso ocorre, dizemos que essa pessoa possui dificuldades para tolerar a frustração ou baixa tolerância à frustração.
Feliz ano novo para você! Clique aqui para ler a matéria completa.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta