Skip to main content

Você sabe a diferença entre ansiedade, medo e fobia? No geral, esses estados emocionais ocorrem quando alguém é exposto a situações que representam algum tipo de desconforto, insegurança ou ameaça. Ou seja, geralmente, são episódios que põem a integridade física e/ou emocional em desconforto ou risco, desencadeando ansiedade, medo ou fobia. Em muitos casos, esses quadros podem surgir a partir de contextos em que está há sinais perigo, insegurança. Por isso, frequentemente, nessas ocasiões, vivencia-se a reação de medo, ansiedade ou desencadeia-se a fobia. Porém, há algumas diferenças entre elas.

Os quadros de ansiedade decorrem de situações de incômodo. Ou seja, diante dos sinais de que algo desconfortável pode acontecer, ou a partir de sua ocorrência, algumas respostas comportamentais surgem para alertar sobre o “perigo”. Por exemplo, comumente nota-se:

  • hiperventilação( aumento da frequência ou da amplitude da respiração);
  • olhos arregalados;
  • tremores;
  • imobilidade inicial com fuga posterior
  • dentre outros.

Também, é comum a ocorrência de respostas fisiológicas tais como: aumento do tônus muscular, irregularidade dos movimentos respiratórios e aceleração dos batimentos cardíacos, etc. Em geral, são experiências tidas como desagradáveis. Em resumo, a ansiedade é um estado de apreensão diante do contexto de ameaça que não está muito claro. Ela também ocorre diante da situação de conflito ou tomada de decisões, em que tanto consequências boas quanto ruins podem se seguir a algumas das ações.

tratamento para medo, ansiedade e fobia em Salvador, psicólogo Elídio Almeida
Sofrer com a ansiedade é muito ruim, pois nos dá a sensação de estar perdendo o controle sobre nós mesmos.

Ansiedade merece cuidado

Tanto o medo quanto a ansiedade são estados corporais que envolvem alterações comportamentais e fisiológicas normais. Ou seja, ocorrem quando apresentados em situações de ameaça “concreta” àqueles que as vivenciam. Entretanto, níveis intensos de medo e/ou ansiedade podem ser apresentados em contextos rotineiros. Nesse sentido, é possível tomar como exemplos situações como dirigir um carro, falar em público, ir ao trabalho ou cumprimentar uma pessoa desconhecida. Desse modo, se tais eventos geram insegurança e são frequentes, podem perturbar o desempenho de tarefas, bem como dificultar o raciocínio e comprometer a rotina saudável. Por isso, a ansiedade é muito comum é quadros psicopatológicos como:

Algumas pessoas discriminaram os estágios em que a ansiedade pode surgir. Outras, foram ensinadas aguçar essa percepção do desconforto. Por isso, em muitos casos surgem essas experiências a sensação do medo. Assim, o medo frequente e exagerado, associado aos quadros de ansiogênicos, podem desencadear a fobia. Nesse estágio, a pessoa antecipa de tamanhas formas as consequências ruins, que passa a evitar as situações relacionadas com o evento/objeto temido. Isso é conhecido como transtorno de fobia e possui diversas variáveis. Por exemplo, agorafobia, fobias específicas (de animais, de viajar de avião, de lugares fechados) e fobia social.

tratamento para medo, ansiedade e fobia em Salvador, psicólogo Elídio Almeida
A associação de quadros de ansiedade e medo podem levar a transtornos fóbicos.

Existe tratamento?

Sim. Em função dos avanços científicos nos campos teórico, metodológico e tecnológico da Psicologia e Medicina Comportamental, há tratamentos eficazes disponíveis para pessoas que apresentam quadros de ansiedade, medos e fobias. Várias pessoas têm sido auxiliadas a superar fobias e transtornos de ansiedade por meio da moderna abordagem da Terapia Comportamental. Se você conhece alguém que precisa de ajuda nessas questões, converse com ela sobre as possibilidades de superação.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

One Comment

Deixe uma resposta