Skip to main content

Insônia – Você tem dificuldades para dormir? Costuma ter problemas para iniciar e manter o sono? Acorda mal-humorado(a), cansado(a), irritado(a), com dores no corpo ou sentindo que o sono não foi restaurador?
Se você respondeu sim à maioria dessas perguntas, cuidado: você pode estar sofrendo com distúrbios do sono. Dentre os vários transtornos relacionados ao sono está a insônia, que atinge cerca de 30% da população diagnosticada com distúrbios do sono.
insonia- psicólogo em salvador elidio
Passar uma noite em claro, tentando dormir ou relaxar e não obter sucesso é desesperador, não é verdade? Mais do que trazer descanso ao corpo, um bom sono tem a importância de consolidar a memória, liberar hormônios que fortalecem o sistema imunológico, regenerar as células e – acredite – transformar a gordura em força muscular.
Por tudo isso, é que você deve investir no que for possível para restabelecer a qualidade do seu sono, pois é um comportamento vital ao seu bem-estar.
Quando uma noite mal dormida ou de insônia prejudica nosso bem-estar, tendemos a ter uma série de dificuldades durante o dia: alteração do estado de humor e da motivação, diminuição da atenção, da energia, da concentração etc. Com o passar do tempo e a recorrência da insônia, tendemos a ter ganho de peso, aumento da sensação de fadiga e muitas vezes até estágios de pânico são aguçados, pois você passa a ter medo de ir para a cama, deitar-se e não dormir.

Sofrimento causado pela insônia

Se você tem sofrido com a insônia já deve saber o quão desconfortável é conviver com tudo isso. Talvez o que você não saiba é que a insônia pode ser apenas um sintoma para sinalizar que algo na sua vida não vai bem e que o problema precisa ser enfrentado na raiz.

Como compreender a insônia

A insónia deve ser analisada primordialmente sob três aspectos: Físico, Psicológico e social.
O ponto de partida é uma avaliação médica. O médico vai indicar se seu organismo e seus aparato anatomofisiológico está em funcionamento normal ou se o mau funcionamento de algum órgão tem causado a insônia.
Após serem investigadas as questões biológicas é que analisaremos seus aspectos psicológicos e sociais e que emoções, acontecimentos e sentimentos têm interferido e prejudicado o sono.
Desse modo, entenderemos como lidar melhor com as doenças físicas, emocionais, psicológicas, além dos problemas amorosos, familiares e profissionais – que normalmente compõem e/ou são a raiz para as queixas das pessoas que sofrem com insônia.
insonia- psicólogo em salvador elidio

As principais dificuldades para quem sofre com a insônia são:

  1. Iniciar o sono;
  2. Acordar no meio da noite com dificuldade para voltar à dormir;
  3. Acordar muito mais cedo do que o necessário e não voltar à dormir;
  4. Dormir a noite toda, mas acordar com a sensação de que não descansou.

A insônia tem demonstrado ser o sintoma de uma variedade de problemas de saúde e das relações interpessoais vivida e mal resolvidas pelas pessoas. Por isso, é altamente importante que, antes mesmo de você considerar a insônia o principal problema, você deve tentar verificar quais as dificuldades que você vem tendo que estão relacionadas ao sono.
insonia terapia em salvador
Isso porque, você acaba sendo sufocado(a) pelos problemas decorridos da insônia, acaba não enxergando a verdadeira causa desse mal e, por isso, vive muito mais em função dos sintomas. Ou seja, sua vida fica sob controle do que acontece depois da insônia, deixando de lado o que acontece ou aconteceu antes da insônia se instalar em sua vida.
Identificar e lidar com esses elementos de forma separada é fundamental para conseguir melhoras e restabelecer seu sono. Mesmo que essa não seja uma tarefa fácil, atualmente existem muitos tratamentos efetivos para a insônia.

os tratamentos

Alguns dos tratamentos para a insônia dependem de medicamentos (para isso consulte um psiquiatra de sua confiança), enquanto outros implicam na utilização de uma variedade de técnicas, compreensão melhor do problema e suas raízes, mudança de comportamentos e adoção de estratégias mais adequadas para seu estilo de vida, como é o caso da psicoterapia comportamental.
Em alguns casos, bons resultados são obtidos com a combinação da terapia com a intervenção medicamentosa prescrita pelo psiquiatra ou pelo seu médico.
Porém, o foco é não depender do remédio eternamente para poder dormir bem. Durante a terapia, entenderemos sua história, desenvolveremos melhores estratégias para lidar com as emoções e, juntos, trabalharemos para restabelecer seu bem-estar e suas noites de sono restaurador, dando a você total autonomia.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta