Skip to main content

Muitas pessoas encontram dificuldade para expressar as suas vontades, posicionar-se diante de alguma questão e, principalmente, dizer não à maioria das situações. Pessoas assim são inassertivas. Isto é, vivem cheias de inibições, frequentemente cedem às vontades alheias ou guardam os seus desejos dentro de si. Além disso, costumam negar as suas próprias vontades em detrimento da vontade dos outros.

Por um motivo ou por outro, essas pessoas estão sempre diante de situações nas quais precisam tomar decisões. Por exemplo, fazer um favor, emprestar dinheiro ou o carro, ir a uma festa, comprar algo… Para ilustrar um perfil desse tipo, certa vez uma pessoa me falou o quanto sofria no seu trabalho por sua chefe sempre pedir para ela ficar até tarde para poder terminar determinada tarefa. Em consequência disso, esta pessoa chegou até a perder o aniversário de um afilhado. Segundo ela, “ninguém podia ficar até mais tarde. Quando me perguntavam, não conseguia negar.” Ou seja, coisas assim ocorriam na sua vida pelo fato dela não conseguir dizer não e expressar os seus sentimentos. Assim, pessoas com esse padrão comportamental tendem inicialmente a se sentir feridas e ansiosas e, a longo prazo, com raiva de si e das outras pessoas.

É tempo de aprender a "Dizer não".
É tempo de aprender a “Dizer não”.

Como ser uma pessoa assertiva

Na psicoterapia, a dificuldade para dizer não, assim como as limitações para expressar sentimentos e emoções, são superados por meio do desenvolvimento de um repertório comportamental mais assertivo. Ser assertivo significa tornar-se capaz de agir de maneira a garantir o seu próprio interesse e se afirmar diante das situações. Tudo isso, ocorre sem que a pessoa sinta-se demasiadamente ansiosa ou com sentimento de culpa e, claro, sem agredir as outras pessoas. Em outras palavras, prende-se a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento; exercitando os seus próprios direitos sem negar os direitos das demais pessoas envolvidas na situação.

Como dizer não sem ser passar uma má impressão?

Para emitir comportamentos assertivos, dizendo “não” na hora certa e de maneira correta, é preciso expressar o que lhe incomoda, desvinculando a ideia de que negar-se a algo é errado para você e para a situação. Ou seja, saber que podemos dizer não, sem medo de perder ou magoar as pessoas. Por isso, que o desenvolvimento do comportamento assertivo é fundamental.

Como são as pessoas assertivas:

  • Acreditam profundamente no que dizem; são espontâneas e calmas.
  • Conhecem os seus direitos e os direitos dos outros.
  • Sabem os seus limites e os respeitam.
  • Não permitem que controlem as suas vidas e também não são agressivos.
  • Sabem o quanto podem recuar e quando impor limites.
  • São diretas no que dizem; falam de forma clara e com postura firme.
  • Agem objetivamente e de maneira prática.
A dificuldade para "dizer não" pode esconder traumas.
A dificuldade para “dizer não” pode esconder traumas.

Seja uma pessoa mais assertiva

Se você deseja ser uma pessoa mais assertiva, procure seguir essas dicas:

  • Leia textos referentes aos direitos humanos e cidadania.
  • Comece a observar como as pessoas assertivas ao seu redor se comportam.
  • Pergunte como as pessoas se sentem.
  • Aguce a capacidade de auto-observação e de identificação dos comportamentos socialmente aceitos.
  • Em muitos casos a psicoterapia comportamental pode tornar o processo mais eficaz e acelerar o processo de aprendizagem.
  • Procure treinar as suas Habilidades Sociais.
  • Peça ajuda para expressar melhor os seus sentimentos e emoções.

Não desista

Dizer “não” requer treino. Assim, a falta de habilidade para expressar sentimentos e emoções pode esconder traumas e outros problemas emocionais mais delicados. Por isso, a psicoterapia comportamental é recomendada nesses casos. Afinal, além de desenvolver a habilidade de expressar-se com mais segurança, você poderá compreender aspectos fundamentais da sua vida. Sem dúvidas isso ajudará a conhecer mais sobre si; contribuindo para uma vida mais próspera e com mais qualidade.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta