Skip to main content

O leitor Ronaldo Telles me pediu um post com explicações mais detalhadas sobre alguns dos termos que leu em “Você sabe o que é Terapia Comportamental?”. Ronaldo deseja compreender melhor o que seria o Behaviorismo Radical e a Análise Experimental do Comportamento.

psicologo em Salvador, Elídio Almeida, psicoterapia comportamental
Qual é a origem do comportamento? O que mantém sua ocorrência? Essas são as indagações do psicólogo comportamental.

Behaviorismo Radical

Quando Skinner propôs o Behaviorismo Radical, ele entendeu que todo comportamento possui uma origem. Além disso, definiu o comportamento como o objeto de estudo da Psicologia, ao invés da mente ou da psique. É nesse sentido, de origem, que o termo “radical” relaciona-se com a nomenclatura desta proposta terapêutica. Ou seja, a palavra radical deriva do termo latim radix. Isto é, significa raiz, aquilo que é básico e essencial. Ainda nesse sentido, cabe lembrar que a palavra correspondente para comportamento em inglês é behavior. Desse modo, a expressão Behaviorismo Radical, portanto, significaria literalmente “raiz do comportamento”. Assim sendo, a palavra radical, neste contexto, não está associada a radicalismo, significando extremismo, agressividade ou punição, como muitos poderiam pensar.

Em síntese, os psicólogos comportamentais agem no intuito de acessar e trabalhar na raiz comportamento-problema apresentado pelo paciente.

A psicologia comportamental busca para suas ações o mesmo rigor das ciências naturais.
A psicologia comportamental busca para as suas ações o mesmo rigor das ciências naturais.

Análise Experimental do Comportamento

Esse termo diz respeito ao método de investigação utilizado para analisar comportamentos. Na verdade, ele parte do mesmo princípio que baseia o modelo de produção de conhecimento das ciências naturais, como a Biologia e a Química, por exemplo. Assim, a proposta da Análise Experimental do Comportamento é compreender aquilo que compõe e modifica elementos o objeto estudado. Afinal, as investigações nas ciências naturais são compostas pela realização de experimentos científicos, acompanhamento, acessibilidade aos dados, bem como a evidência dos resultados. Nesse mesmo sentido deve agir o psicólogo comportamental. Com isso, este é modelo que a psicologia comportamental utiliza: critérios científicos para estudar e compreender o comportamento humano. Isto é, evidenciando ainda mais credibilidade sobre os seus trabalhos.

Sendo assim, comportamentos como pensar, sentir, amar… são exemplos de comportamentos que podem ser estudados por um behaviorista radical. Em suma, qualquer fenômeno no âmbito psicológico pode se constituir como objeto de análise. Afinal, como disse Skinner: “o verdadeiro radical é aquele que tenta chegar à raiz das coisas, que não se distrai pelo superficial, vendo floresta no lugar de árvores. É bom ser radical. Qualquer pessoa que pense com profundidade será um deles”.

Por isso, caro amigo Ronaldo, escolhi a abordagem comportamental como referência para a minha atuação enquanto psicólogo. Por meio dela, busco oferecer aos meus pacientes respostas científicas e concretas para os seus problemas. Consequentemente, juntos, vamos sempre em busca da raiz desses comportamentos.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta