Skip to main content

Você costuma ficar preocupado ou chateado demais com algumas coisas que lhe perturbam? Sente vergonha de falar sobre os seus problemas? Já passou por alguma situação de relacionamento que até hoje não superou? Acha que a vida tem muita coisa chata e sem graça? Se você respondeu sim, a pelo menos uma dessas perguntas, também vai concordar que poucas pessoas entendem você nesses momentos, não é mesmo?

Quando alguém se sente dessa maneira, raramente as pessoas procuram entender o que se passa no seu íntimo. Na verdade, vão logo criticando e piorando ainda mais a situação.

Cada um, à sua maneira, tentar lidar com os problema. Contudo, a psicoterapia ajuda a mudar os comportamentos com mais qualidade.
Cada um, à sua maneira, tentar lidar com os problemas. Contudo, a psicoterapia ajuda a mudar os comportamentos com mais qualidade.

Todavia, é importante saber o que se passa com aqueles que estão imersos nessas questões. Em momentos assim, geralmente a pessoa que está passando por dificuldades costuma ficar introspectiva, com uma série de mal-estar e com comportamentos de evitação ou isolamento social. Tal distanciamento ocorre até mesmo da família e as pessoas que estão próximas. Contudo, é certo que quase ninguém efetivamente gosta de viver desse modo. Por isso, a psicoterapia comportamental pode ajudar.

Psicoterapia: uma ajuda especial

Às vezes, os problemas fazem a pessoa ter vontade de chorar, de ficar sozinho e distante de todos. Em muitos casos, esse estado emocional leva ao desinteresse de atividades fundamentais. Por exemplo: se alimentar, estudar ou trabalhar. Frequentemente, surge o pensamento de abandonar tudo, inclusive o desejo de se matar. Tudo isso acaba trazendo muita chateação e atrapalhando em vários aspectos. Por isso, é fundamental lembrar que ninguém tem problema por que quer.

Sim, é verdade. Justamente por não desejar ter ou viver com problemas, cada um, ao seu modo e condições, tenta encontrar uma maneira de lidar ou resolver as próprias questões. Porém, resolver essas demandas sozinho, às vezes, não é tão fácil quanto se imagina. Por isso, algumas pessoas precisam de uma ajuda especial: a psicoterapia.

Muitas pessoas têm dificuldade para abrir seus sentimentos pelo medo de ser criticadas. Por isso, a psicoterapia é uma alternativa a essa questão.
Muitas pessoas têm dificuldade para abrir os seus sentimentos pelo medo de ser criticadas. Por isso, a psicoterapia é uma alternativa a essa questão.

A psicoterapia é feita pelo profissional formado em psicologia. Por tanto, um psicólogo pode ajudar o paciente a descobrir meios mais adequados para lidar com os problemas. Ele, por meio do seu trabalho, auxilia na elaboração das preocupações e demais coisas que incomodam, construindo novas soluções. E, o mais importante, é que o paciente vai aprender o que pode ser feito para não ter mais esses problemas. Isso significa dizer que juntos ambos vão em busca de novos jeitos de se comportar. Consequentemente, ter satisfação e sucesso na vida.

O melhor de tudo é que você pode falar com o psicólogo qualquer coisa. Ou seja, você pode tudo o que desejar. Sabe por quê? Porque ele não vai ficar julgando você e vai guardar segredo sobre as suas idéias e pensamentos. Isso se chama respeito e sigilo profissional.

com a ajuda certa, qualquer pessoa pode mudar o comportamento e ser mais feliz.
Com a ajuda certa, qualquer pessoa pode mudar o comportamento e ser mais feliz.

Mudar o comportamento

O psicólogo com certeza vai ajudar você a melhorar. Mas, para isso, você precisa fazer a sua parte. E como fazer isso? É fácil: quanto mais você falar sobre os seus problemas, sentimentos e as coisas chatas que acontecem na sua vida, mais fácil será encontrar soluções. Com isso, os problemas vão diminuindo até você se sentir melhor, mais confiante e mais feliz.

Melhorar significa mudar o comportamento. Nesse sentido, é importante lembrar que comportar-se de um jeito diferente do que a gente está acostumado não é fácil. Mas com ajuda certa e o seu esforço, você pode chegar lá. Experimente.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

2 Comments

  • J. disse:

    Olá Elídio, tudo bem? estou tomando antidepressivo para tratar de ansiedade, mas tenho muito medo dos efeitos colaterais. Estou na primeira semana. A minha psiquiatra irá fazer psicoterapia comigo. Vc poderia dizer qual a diferença entre a psicoterapia feita pelo psiquiatra e a feita pelo psicólogo. Estou muito triste por ter começado a me medicar. Mas n tenho recurso para fazer a psicoterapia com um psicólogo.
    Grata,

    • Olá J.
      Conheço pouco sobre a atuação do médico psiquiatra enquanto psicoterapeuta. No geral vejo como diferença o fato do psiquiatra utilizar a intervenção medicamentosa no tratamento. Por outro lado, talvez seja interessante você verificar se o remédio tem sido útil ao caso e se ele está trabalhando efetivamente na raiz do problema ou tem apenas aliviado os sintomas da sua tristeza.

Deixe uma resposta