Skip to main content

Não faz muito tempo que dei uma palestra sobre a Síndrome de Burnout para a Bahia Gás. Nela, falei aos presentes que esse quadro se caracteriza pelo esgotamento físico-emocional decorrente das relações de trabalho. Portanto, esse esgotamento é convencionalmente chamado de Gasto Energia Psíquica. Ou seja, uma exaustão resultante do esforço exacerbado para elaboração e execução de comportamentos cotidianos. Assim, por ser algo presente no dia a dia de muitas pessoas, é importante falarmos um pouco mais sobre essa questão. Você compreenderá mais sobre o tema e terá mais facilidade em sua rotina, gastando menos energia psíquica.

gasto de energia psiquica elidio almeida psicologo em salvador

Como eu gasto energia psíquica no trabalho?

É no ambiente de trabalho e nas relações amorosas onde mais gastamos energia psíquica. A fim de estarmos mais preparados para lidar com essa situação, hoje vamos focar esse custo no ambiente de trabalho. Fica aqui a promessa de trazer esse tema no âmbito dos relacionamentos.

Então, muitas vezes, nem percebemos quanta energia psíquica e emocional empregamos no dia a dia da nossa vida profissional. Embora nem sempre esse gasto seja percebido no ato da execução, invariavelmente é sentido pelo nosso organismo. Afinal são atos que demandam uma quantidade extra de gasto de energia psíquica e tudo ocorre a um custo físico e emocional muito, alto desencadeando ansiedade e estresse. Ou seja, isso pode lhe causar um mal estar, além trazer alterações e cobranças extras à sua rotina. Por exemplo, quando você tem a necessidade de comunicar a seu chefe que precisa sair 10 minutos antes do seu horário habitual. Obviamente existe pessoas que conseguem fazer tal comunicado gastando pouca energia – ou apenas a energia necessária – para essa tarefa. Todavia, há aqueles que precisam de um investimento emocional (muito) maior. Qual dessas pessoas é você?

gasto de energia psiquica elidio almeida psicologo em salvador

A dificuldade para se expressar.

Em toda minha trajetória profissional tenho ajudado pessoas que apresentam diversas queixas. Muitas delas sofrem por enfrentar enormes dificuldades para expressar seus sentimentos e emoções. Isso ocorre tanto na vida profissional, nos relacionamentos amorosos e em outras relações do cotidiano. Algumas pessoas têm enormes dificuldades para dizer “não”. Outras simplesmente não conseguem se comunicar de forma clara e objetiva. Justamente por isso enfrentam graus de estresse e ansiedade, por serem muito ansiosas e inseguras. Ou seja, vivem pisando em ovos ou estão sempre em cima do muro para adotar qualquer posicionamento. 

Para quem tem esse perfil, falar o que sente ou pensa é algo – do ponto de vista emocional – muito “caro”. Ou seja, são pessoas que têm um gasto de energia psíquica muito alto. Não por acaso, se consideram pessoas inadequadas e enfrentam autoestima baixa. E não é só isso. Costumam ter comportamentos de pouca paciência ou acabam cedendo e aceitando as coisas só para evitar problemas. Algumas vão de encontro com seus próprios valores, pois não concordam mas preferem postergar o problema.

gasto de energia psiquica elidio almeida psicologo em salvador

Gaste menos energia: seja uma pessoa assertiva

Se você gasta muita energia psíquica em coisas que poderiam fazer com mais espontaneidade, você não está sendo uma pessoa assertiva. Em outras palavras, ser assertivo é poder expressar seus sentimentos e emoções de forma clara e direta, gastando apenas a energia psíquica necessária. Talvez esteja na hora de rever alguns dos seus comportamentos, buscar viver melhor consigo e em suas relações; sejam elas amorosas ou profissionais. Quer um exemplo? 

Chefe, tenho uma necessidade pessoal para resolver, por isso precisarei sair 10 minutos antes. Se o senhor quiser posso compensar de alguma forma noutro momento. Combinado?

Viram só? Direto ao assunto – sem rodeios e sem se expor – e ainda por cima apresentando a possibilidade de reparar a falta.  Isso é ser assertivo. Claro que para atingir esse nível é importante ter uma boa base de segurança e confiança. Vamos fazer isso juntos?

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta