Skip to main content

Conforme apresentado nos textos anteriores dessa série sobre a cultura do aplicativo espião, o poder desse recurso é aterrorizante. Justamente por isso, no post de hoje vou apresentar alguns sinais que podem indicar que seu celular está sendo espionado. Embora os indicativos de que seu aparelho foi clorado sejam sutis, há dois sintomas bastante característicos dessa violação. Assim, ciente da possibilidade de uma infiltração e espionagem dessa ordem, é preciso agir com sabedoria para extirpar esse mal.

Como saber se meu celular foi clonado?

Geralmente quando um aplicativo espião é instalado no seu celular, as evidências são quase imperceptíveis. Hoje, os sinais que seu celular pode estar sendo espionado são tão diminutos que quase não chamam a atenção. Muito embora, no passado,  isso fosse mais evidente, hoje o poder desse tipo de espionagem é intimidador. Contudo, há dois sinais que podem denunciar uma invasão no seu aparelho celular.

O primeiro deles, segundo os especialistas em tecnologias (e os próprios desenvolvedores desses apps) é um excesso de lentidão. Essa, por sinal, é a primeira evidência que leva muitas vítimas desse crime a desconfiar que estão sendo espionadas. O segundo sintoma, é caracterizado pelo funcionamento anômalo do aparelho. Isto é, aplicativos que abrem sozinhos, outros que não obedecem ao seu toque ou comando, bem como um consumo enorme da memória e barateia. Obviamente, existem aparelhos que não estão sendo espionados, mas podem apresentar fenômenos idênticos. Contudo, caso tais ocorrências fujam à expectativa “normal”, as luzes de alerta devem ser ligadas. Por isso, danos físicos, vida útil, desgaste natural na bateria e má conservação do aparelho devem ser checados em primeiro plano. Isso pode ajudar a não entrar em desespero.

A alta tecnologia dos aplicativos de espionagem no celular

Ao saber que os aplicativos de espionagem deixam tão poucas evidências, muitas pessoas ficam aflitas. A fim de evitar tamanhas preocupações, compete saber que muitas dessas ferramentas são desenvolvidos por empresas de espionagem. Consequentemente, apresentam os mesmos recursos utilizados pela investigação policial. Desse modo, aqueles que têm acesso aos dados dos aparatos de espionagem sabem o que a outra pessoa está fazendo. Tudo isso em tempo real e com os devidos registros.

O aplicativo espião no celular parece uma ferramenta de ajuda, mas, na verdade, é uma grande armadilha que pode destruir o seu relacionamento.
O aplicativo espião no celular parece uma ferramenta de ajuda, mas, na verdade, é uma grande armadilha que pode destruir o seu relacionamento.

Como os aplicativos de espionagem são instalados?

Primeiro,  é preciso ter acesso ao celular que você deseja espionar, para isso a senha é fundamental. Muitos permitem que o próprio beneficiário faça a instalação no celular do companheiro ou companheira. Para isso, basta fazer o download e informar os meios de monitoramento. Formas mais elaboradas são oferecidas por empresas de espionagem que perceberam as inseguranças dos relacionamentos se tornaram referência nesse tema. Para se ter ideia, grande parte delas trabalham na calada da noite. Na prática, o celular a ser monitorado é apanhado enquanto o seu proprietário demore. Em seguida, o aparelho é levado para que um técnico instale o aplicativo espião e o acesso seja dado ao contratante. 

E se a pessoa não tiver a senha?

Para driblar essa dificuldade, normalmente as empresas de espionagem e os softwares recomendam dar um celular de presente. Na prática, a pessoa insegura espera uma data comemorativa e a pretexto de presentear, dá um celular já com o aplicativo de espionagem instalado. Geralmente o agraciado pelo presente de grego nem desconfia. 

Se você ficou apreensivo com tudo que acabou de ler, prepare-se que ainda tem mais. Os recursos desses aplicativos de espionagem são tão poderosos que, após instalado, permite ouvir até mesmo a respiração da vítima enquanto ela dorme. Evidentemente, se o celular estiver numa mesinha de cabeceira, por exemplo. Para se ter uma idéia, é possível tirar uma foto no ambiente, espelhar a tela do celular noutros dispositivos, mandar mensagens e fazer filmagens usando a câmera do celular da vítima. Tudo isso, mesmo se ela estiver em outra cidade, estado ou país diferente. 

No próximo post vou continuar falando sobre alguns sinais que podem indicar que você está sendo espionado. Confira! Veja também os demais textos desta série sobre aplicativos espiões:

  1. Aplicativo espião no celular: tudo que você precisa saber
  2. Espião no celular e a confiança pela metade
  3. Aplicativo de espionagem e a desconfiança fundamental
  4. O app espião e a compulsão desenfreada
  5. Aplicativo espião: primeiro vem a insegurança na relação
  6. Sinais que seu celular estar sendo espionado
  7. Aplicativo de espionagem no celular: você pode estar sendo vigiado e não sabe
  8. Espião no celular e as vítimas-algozes
  9. Aplicativo espião e os pontos cegos
Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta