Já falei aqui no blog acerca da crença popular sobre sexta-feira 13 ser atrelada a um dia de azar. Apesar dessa crença do senso comum, existe um pensamento técnico sobre essas superstições. Nesse sentido, pude constatar, mais uma vez, que o “dia do azar” pode ser uma data especial. Digo isso, pois justamente num dia como esse houve um acontecimento muito legal, o qual tenho a satisfação de partilhar. Na última sexta-feira 13 de 2019, tive o privilégio de ser convidado pela Rádio Globo FM Salvador para falar um pouco sobre meu trabalho como psicólogo e terapeuta de casal. Durante a entrevista, pude falar sobre os desafios para a construção adequada de um relacionamento. Também foi possível destacar algumas estratégias viáveis e práticas para lidar com os problemas inerentes ao namoro ou casamento.
Casamento e divórcios
Recentemente, o IBGE constatou que o número de casamentos e divórcios cresceram na Bahia. Nesse sentido, falei aos ouvintes da Globo FM sobre possíveis causas para esse acontecimento. De início, destaquei que o Brasil segue uma tradição de casamentos. Dessa forma, já paira no imaginário popular que o ideal de vida de uma pessoa adulta deve ser casar. Além do mais, a celebração dos enlaces matrimoniais propagado nas redes sociais estimulam – inadequadamente – ainda mais o interesse na construção desse tipo de relação. No entanto, a impulsividade das pessoas para efetivar o quanto antes o casamento desencadeia uma ação impulsiva: grande parte dos casais “pulam” etapas fundamentais. Em outras palavras, muita gente se casa sem vínculos fortalecidos e sem conhecer adequadamente o companheiro ou a companheira. Assim sendo, o prognóstico dessas relações é previsível: o número de divórcios seguirá uma crescente cada vez maior.
Como evitar a separação?
Para evitar a construção equivocada de relacionamentos, seja ele um namoro ou casamento, existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir de forma significativa os índices de divórcios. Vejamos alguns desses passos fundamentais a serem seguidos:
- conheça a si mesmo(a), de modo a filtrar todas as cobranças sociais com mais segurança;
- invista sempre em conhecer ao máximo a pessoa antes de partir para o “sim” matrimonial;
- lembre-se que, geralmente, no início de um relacionamento tudo são flores. Nessa fase, a paixão dificulta que as verdadeiras características venham à tona, enviesando substancialmente a percepção do casal.
- tenha sempre em vista que relacionamento é ótimo, porém não é tão simples como parece. Justamente por isso, não hesite em procurar ajuda profissional para ter mais sucesso nesse campo.
Essas e outras dicas foram compartilhadas com os ouvintes da rádio Globo FM. Além disso, é sempre relevante poder levar algumas informações e reflexões sobre a lógica do namoro ou casamento à população.
Não dê chance ao azar
Em suma, tudo é uma questão de equilíbrio entre os comportamentos e o contexto em que os pares estão inseridos. É isso que tenho dito em diversos posts aqui no site. Não por acaso, assim como nas superstições, a exemplo da sexta-feira 13, parece mais fácil culpabilizar o outro ou o acaso pelos insucessos vida amorosa. Em contrapartida, para a construção de um casamento sólido, é necessário agir com prudência, que nessa conjuntura significa que quanto mais você conhece a si, associado ao conhecimento acerca do seu companheiro ou companheira, mais fáceis e seguras serão as decisões em torno dessa relação. Logo, deixar de cumprir essas etapas, certamente traz azar aos casamentos.