Skip to main content

Um dos maiores especialistas em relacionamento do mundo, John Gottman, afirma que as críticas figuram entre os principais motivos que levam o casal a se divorciar. Para ele, as críticas figuram entre os “quatro cavaleiros do Apocalipse”. Além disso, uma recente enquete feita pelo Fantástico, programa da Tv Globo, também apontou as críticas como um dos maiores empecilhos à evolução dos relacionamentos amorosos. Nesse mesmo sentido, as críticas também estão entre os quatro principais motivos que provocam as crises conjugais entre os pacientes que chegam ao meu consultório. Por isso, é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse comportamento danoso e, acima de tudo, compreender como lidar com as críticas. Afinal, elas podem arruinar o namoro ou o casamento.

Críticas podem tornar a relação tóxica e arruinar o namoro ou casamento

Todas as pessoas receberão críticas em algum momento de suas vidas. Sem dúvidas elas, as críticas, virão especialmente daqueles com quem se convive com mais frequência. Contudo, a crítica exarcebada pode abrir caminho para outros problemas, principalmente quando ela é usada para agredir o companheiro ou a companheira. Afinal, mais que apontar uma atitude inadequada, frequentemente a crítica é usada para diminuir, magoar e ofender o parceiro ou a parceira. Por isso, quando a crítica se torna uma constante no relacionamento amoroso, o convívio pode se tornar tóxico, desencadeia ainda mais agressividade entre os pares, além de arruinar o convívio do casal.

Muitas vezes a crítica é um meio inadequado que as pessoas utilizam para comunicar suas angústias, frustrações e decepções no relacionamento amoroso.
Muitas vezes a crítica é um meio inadequado que as pessoas utilizam para comunicar suas angústias, frustrações e decepções no relacionamento amoroso.

A origem das críticas no relacionamento

Na minha prática clínica, frequentemente, observo como os casais têm mais facilidade para criticar. Isso, evidentemente, é uma postura lamentável. Com isso, em paralelo, eles têm muita dificuldade para elogiar ou valorizar os pontos positivos do par. Desse modo, o casal passa a trocar críticas por praticamente tudo, inclusive por coisas simples do dia a dia. Por exemplo, a maneira como se vestem até a relação que estabelecem com as famílias de origem. Mas, afinal, de onde vem as críticas?

Como já afirmei em diversos momentos aqui no blog, é muito comum que as pessoas encontrem dificuldades para expressar seus sentimentos e emoções. Por isso, especialmente no namoro ou casamento, é comum que as partes guardem frustrações, mágoas e decepções do convívio. Contudo, assim como uma infiltração na parede da casa, essas angústias serão externalizadas de alguma maneira, em algum momento do relacionamento. Assim sendo, as críticas assumem a função de veículo ou condutor dessas emoções represadas. Ou seja, frequentemente as pessoas criticam na tentativa de colocar para fora algo que está lhe incomodando, mesmo que seja de outro contexto. Porém, por ser um modo inadequado de externalizar esses sentimentos e emoções, as críticas, ao invés de dar cabo aos problemas, criam, na verdade, ainda mais conflitos para o casal. Por isso, em meu consultório sempre busco mostrar aos meus pacientes os meios mais assertivos para lidar adequadamente com essas questões.

O poder do elogio

Durante os atendimentos, especialmente na terapia de casal, mostro aos meus pacientes que cada pessoa tem sua forma de ser e agir. Por isso, sempre que possível, refletimos sobre como são tratados os conflitos do relacionamento, o modo como o casal se aceita e a maneira como assumem responsabilidades pelas atitudes que impactam o relacionamento. Do mesmo modo, avaliamos como eles praticam o perdão e se efetivamente superaram determinados entraves pessoais e conjugais que são frequentemente comunicados por meio das críticas. Por fim, e não menos importante, sempre chamo a atenção dos homens e mulheres que sentam no meu sofá para o poder do elogio. Afinal, ninguém comete apenas erros. Assim, reconhecer os acertos, e destacá-los, é uma forma de tornar mais justa e equilibrada a expressão de todos os sentimentos e emoções presentes na vida do casal. Ao contrário, isto é, somente com críticas é muito provável que essa atitude danosa irá arruinar o relacionamento.

Ah! Acompanhe minhas redes sociais (clique aqui). Lá compartilho conteúdos que ajudam as pessoas a refletirem e melhorarem seus relacionamentos.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta