Skip to main content

Embora muitas pessoas conheçam algumas modalidades de psicoterapias, outras ainda se questionam acerca dos métodos e da eficácia da Terapia de Casal. Partindo dessa premissa, Farnochi (2021), por meio de sua dissertação de mestrado, buscou compreender como os casais que passaram pela terapia conjugal narram o processo terapêutico por eles vivenciado. Dentre os achados da pesquisa, a autora destaca três pontos importantes que podem ajudar aqueles que desejam buscar ajuda para melhorar seus relacionamentos amorosos. São eles:

  1. Qual a motivação para buscar a Terapia de Casal?
  2. Como é fazer uma Terapia de Casal?
  3. Quais as mudanças para o casal após a psicoterapia?

Não por acaso, esses questionamentos são frequentemente trazidos às discussões sobre os métodos e intervenções que se propõem a melhorar os relacionamentos e a vida conjugal. Por isso, este post fará uma síntese da dissertação sobre as “Narrativas de pessoas sobre seu processo terapêutico em terapia de casal”.

A dificuldade para dialogar, expressar sentimentos e emoções levam os casal à terapia.
A dificuldade para dialogar, expressar sentimentos e emoções levam os casais à terapia.

O que leva um casal a buscar terapia?

De modo geral, existe a crença de que o casal recorre à ajuda profissional somente em questões graves como, por exemplo, a descoberta de uma traição. Segundo o estudo supra citado, a maior demanda dos casais pela ajuda psicológica não reside em fatos trágicos. Na verdade, a principal queixa diz respeito à inexistência de espaço para os diálogos entre o casal. Nesse mesmo sentido, tenho observado como muitos casais chegam ao meu consultório com queixas similares. Para esse grupo, a expectativa maior é justamente resolver as questões da relação, por meio da comunicação franca, respeitosa e resolutiva. Ou seja, há nessa investida o real interesse de enfrentar e resolver preventivamente males e desconfortos do casal. Ou seja, muitos casais agem antes mesmo que experimentem a perda do interesse, desgaste do convívio, traições ou até mesmo o término.

O resultado da terapia e o papel do psicólogo

Ainda com base na dissertação de Farnochi (2021), os participantes consideram que a atuação do psicólogo é de tamanha importância para o sucesso da Terapia de Casal. Assim, a conduta ativa do terapeuta, direcionando a conversa e oferecendo novas possibilidades de entendimento sobre uma mesma ideia são diferenciais dessa modalidade de atendimento psicológico. Nesse contexto, durante a terapia de casal, é possível observar como os pares divergem sobre o mesmo episódio. Por exemplo, alguma situação embaraçosa, como insegurança ou ciúmes, vivida por eles em um dado momento da relação.

Elidio Almeida psicologo em Salvador Terapia de Casal.
Casais que buscam ajuda tendem a resolver os problemas da relação.

Também é comum que no dia a dia um não consiga expressar para o outro, de maneira eficaz, seus sentimentos e emoções. Por isso, o papel do psicólogo é altamente relevante. Afinal, seu papel é facilitar a colocação das ideias, bem como a compreensão do casal, traduzindo os pensamentos e ações que podem estar contaminadas por ruídos. Do mesmo modo, melhora a comunicação dos fatos que estão prejudicados pelas mágoas e emoções. Em outras palavras, ao mostrar o lado do parceiro, o psicólogo auxilia o casal a compreender melhor um ao outro. Além disso, ajuda a construir espaços para uma vivência mais harmoniosa e feliz. Por isso, estudos como esse, frequentemente, comprovam o sucesso da Terapia de Casal. Afinal, as relações ganham mais espaço para os diálogos, surgem melhores estratégias para resolver os problemas e, tudo isso se traduz em mais felicidade para o casal.

E você, dúvidas sobre a Terapia de Casal?

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta