Skip to main content

Perceber que sua relação está por um triz é decepcionante. Por mais que ainda haja sentimento entre vocês, lidar com casos de traição, ciúmes, mágoas e sentimentos depreciativos não é fácil. Quase sempre, o resultado dessas ocorrências impacta na nossa autoconfiança, autoestima e bem-estar. Desse modo, num gesto de desespero, partimos em busca de algo que nos traga algum conforto emocional ante essas questões. É nesse momento que várias pessoas estão entrando num abismo ainda maior, mesmo quando estão certas de que estão enfrentando os problemas no relacionamento. Entenda.

problemas no relacionamento psicólogo em salvador Elídio Almeida

Problemas no relacionamento e as redes sociais.

Certamente, você conhece algum casal que está passando por problemas no relacionamento. Você também deve conhecer alguém nessa situação, que vive demonstrando uma pseudofelicidade, especialmente nas redes sociais. Por que isso acontece?

Como falei acima, as pessoas que atingem esse estágio no relacionamento tentam encontrar algo que traga algum conforto emocional para o sofrimento que estão vivendo em suas relações. Ou seja, elas têm plena consciência de que a relação está ruim, porém, como já não conseguem lidar com essas questões de forma direta, vão em busca de alternativas. É aí que, mesmo sem perceber, elas embarcam numa tremenda enrascada. Muitas estão usando as redes sociais como palco para essa ação.

problemas no relacionamento psicólogo em salvador Elídio Almeida

Na prática, as coisas funcionam assim:

  1. O casal ainda se gosta, mas já não consegue resolver os problemas da relação.
  2. Magoados, não conseguem mais trocar elogios ou expressar admiração pelo outro.
  3. Como desejam cultivar e manter acesas as boas construções da relação, buscam estratégias para que terceiros falem para elas aquilo que desejam ouvir do companheiro ou companheira.

Por exemplo, A e B ainda se gostam, mas estão passando por uma crise. Como é importante (para pelo menos um deles) ouvir que formam um lindo casal, tentam extrair essa resposta de alguma maneira para satisfazer seu ego. No entanto, como as mágoas e os problemas não dão espaço para isso, eles terceirizam aquilo que gostariam de ouvir do outro. Nesse sentido, “A” posta uma foto que o casal fez numa viagem ou num evento do final de semana. Em poucos minutos, os seguidores de A e B reagem:

Que casal lindo, parabéns!

Admiro muito esse casal.

Vocês são nossas inspirações.

Maravilhosos.

Além de dezenas de curtidas e uma série de emojis.

problemas no relacionamento psicólogo em salvador Elídio Almeida

Qual o efeito disso para os problemas no relacionamento?

Muitos. Primeiramente, A e B podem se iludir achando que todas aquelas pessoas estão certas e que os problemas no relacionamento não devem preocupar o casal. Em segundo lugar, A e B passam a depender cada vez mais desse tipo de ação para poder acreditar no relacionamento e tentar reacender a chama da relação. Por último, e mais grave, os problemas da relação vão ficando pendentes até que um dia atingem proporções ainda mais catastróficas, levando a relação a um estágio crítico.

Por consequência, a insegurança, as crises, os casos de ciúmes e os problemas só tendem a aumentar, surgindo em frequências e intervalos ainda maiores e dolorosos.

Solução mágica para os problemas da relação.

Consciente ou inconscientemente, muitos casais estão vivendo essa triste realidade. A fim de lidar ou resolver os problemas da relação, o comportamento indicado acima tem sido a solução mágica utilizada por muitas pessoas. Em outras palavras, os problemas do relacionamentos de muitos casais têm sido tratados com pequenas e constantes doses de likes e palavras de motivação vindas de terceiros que pouco sabem sobre a realidade do casal. Inegavelmente, isso é análogo a casos de dependentes químicos que buscam soluções para os problemas nos prazeres rápidos e frívolos das drogas. Lamentável.

problemas no relacionamento psicólogo em salvador Elídio Almeida

Como enfrentar os problemas?

Contrariando o que vemos a todo momento nas redes sociais, a maioria dos casais enfrenta problemas no relacionamento. Essa é uma triste realidade. Por trás das fotos e textões que tentam demonstrar uma felicidade plena, existe uma realidade que poucos veem. Na intimidade, muitos casais lidam com uma relação frustrada, repleta de mágoas e inseguranças. Mesmo assim, num ato de desespero, tentam encontrar uma forma de resolver os problemas do relacionamento. A questão é que algumas pessoas pioram ainda mais a situação ao adotarem comportamentos inadequados.

Como costumo dizer aos meus pacientes e nas palestras que tenho realizado, relacionamento é algo sério. Não dá para ficar brincando com nossos sentimentos e/ou com os sentimentos da outra pessoa, destruindo nossa relação. Está mais do que na hora de assumirmos que temos questões a serem resolvidas no relacionamento. Somente com ajuda adequada é que poderemos enfrentar e resolver os problemas do relacionamento definitivamente e com segurança.

Por isso, questione a si mesmo sobre as ações que você tem adotado para resolver os problemas da relação. Ao perceber que está fugindo do enfrentamento ou dependendo de estímulos externos para encontrar motivação para viver a relação, a situação pode estar mais delicada do que você imagina.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta