Estar preparado para os desafios do mercado de trabalho é fundamental. Nesse intuito, fui convidado pela IBCM a ministrar um treinamento para os adolescentes do projeto Jovem Aprendiz que fazem parte da instituição. A proposta seria abordar questões fundamentais para qualificar o acesso às vagas de emprego. Portanto, o evento ocorreu em três etapas, de modo a contemplar as principais lacunas do tema demandado jovens assistidos pela instituição.
Treinamentos
O primeiro treinamento teve início com uma dinâmica de grupo, onde foram discutidos temas como: a importância das relações interpessoais e a contribuição mútua entre os integrantes numa equipe. O segundo encontro focou em duas das mais temidas etapas de um processo de seleção, segundo os adolescentes: a entrevista e a dinâmica de grupo. Por fim, no último encontro do treinamento o tema central foi a avaliação psicológica nos processos de seleção, além de orientações para confecção de currículos. Discutir questões como estas com os adolescentes é altamente importante. Por meio de ações dessa ordem, são colocados em evidência os critérios para o preenchimento de uma oportunidade emprego, assim como os comportamentos adequados e inadequados durante um processo de seleção e após a contratação.
De modo geral, a turma mostrou bastante comprometimento, o que motiva e facilita a condução do trabalho. Isso traz muita felicidade, pois é possível observar jovens de situações econômicas e sociais muitas vezes não favoráveis, dando passos rumo à igualdade de posições no mercado de trabalho.