Hoje, o psicólogo Elídio Almeida gravou entrevista para os telejornais da TV Itapoan, em que falou sobre comportamento delinquente e desvios de conduta. A entrevista foi motivada pelos recentes (e constantes) casos delinquência envolvendo jovens de alto poder aquisitivo em Salvador e Região Metropolitana.
A delinquência e os desvios de conduta.
A delinquência consiste em atos que infringem as regras de condutas normatizadas em uma sociedade.Também está relacionada a diferentes comportamentos desviantes que são geralmente relacionados à juventude.
Entende-se como delinquência o ato de resistir ou infringir as regras morais ou normas convencionadas em uma sociedade. É um comportamento geralmente associado aos jovens. Porém, é um engano restringir sua ocorrência a apenas esse grupo, mesmo que a prática de atos criminosos e delinquentes ocorram com frequência consideravelmente maior nessa faixa etária.
Nem todo comportamento desviante se constitui crime. Mesmo que os dois estejam relacionados, não devemos atribuir toda delinquência ao ato criminoso. Essa consideração é importante quando observamos as complicações e as vulnerabilidades inerentes ao mundo dos jovens. As teorias que associam o crime ou o comportamento desviante às faltas de oportunidade para suprir os desejos, tratam do problema da desigualdade social que é, em parte, responsável por alguns dos problemas sociais associados ao crime e à violência, mas não são suficientes para explicar todo o fenômeno.
Elídio, que é especialista em Terapia de Casal e Família, falou ainda sobre os transtornos do desvio de conduta e sobre como identificar e agir diante de situações que envolvam pessoas com este perfil.
A entrevista vai ao ar a partir do dia 12 de julho, nos telejornais da Record Bahia.