Skip to main content

Tribos Urbanas – No último domingo, 10/11/2013, o Jornal A Tarde, publicou uma matéria sobre o “Maravilhoso e controverso mundo das tribos soteropolitanas“.

Tribos urbanas

As tribos urbanas são grupos com características bem específicas. Mas nem sempre essas características são bem vistas pelas pessoas que não compartilham dos mesmos códigos. E isso costuma gerar conflitos entre os grupos.
Falamos bastante sobre como a sociedade, de forma geral, enxerga as tribos urbanas (emos, pagodeiros, micareteiros, roqueiros, patricinhas, gays, hippies…), como identificamos os integrantes dessas tribos e o que a sociedade, em geral, pensa sobre cada uma delas.
tribos urbanas psicólogo em salvador
Falamos sobre a importância de termos comportamentos adequados para cada ambiente que frequentamos, sobre como somos influenciados, rotulados e discriminados muitas vezes de forma preconceituosa. Muitas vezes, somos até vítimas de bullying por conta dos grupos não serem aceitos ou serem desconhecidos. Porém, o mais importante é que pudemos compreender a importâncias desses grupos para a formação de identidade de cada pessoa, os códigos de éticas e condutas ali trabalhados, assim com o desenvolvimento de habilidades sociais significativamente úteis.
A matéria foi feita pelo jornalista Ricardo Belens e trouxe análises e opiniões do psicólogo Elídio Almeida, que falou sobre as particularidades comportamentais de algumas tribos urbanas e o padrão que caracteriza esses grupos. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Elídio Almeida

psicólogo CRP 03/6773

Elídio Almeida, psicólogo em Salvador, é graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos e pós-graduado em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo atendimento psicológico a casais e psicoterapia individual para adultos. Realiza atendimentos presenciais em Salvador-BA e online para pessoas de todo o Brasil.

______________________________

Siga seu psicólogo no Instagram

Deixe uma resposta