Qual é ou quais são as saídas para os problemas do relacionamento? A falta de resposta(s) para esta questão tem tirado o sossego de muitas pessoas. Contudo, é necessário antes de mais nada você saiba de uma verdade. Embora muitos relutem, é fato que qualquer casal tem problemas na relação. Alguns, poucos; outros, nem tanto. Porém, todos têm.
Posto que existem problemas em toda relação, o dilema se dá justamente pela maioria das pessoas ter consciência disso e, ainda assim, sofrer em busca da perfeição. O motivo desse sofrimento vem basicamente de dois fatores:
- Mesmo enxergando a existência de eventuais problemas na relação, algumas pessoas sentem-se frustradas, pois acreditam que, numa relação amorosa, tudo tem que ser perfeito;
- Outras pessoas enxergam que alguns problemas precisam ser sanados para que não venham a arruinar a relação. Apesar dessa consciência, não conseguem estabelecer um diálogo ou qualquer conversa para resolvê-los.
Saída para os problemas do relacionamento: a relação perfeita
O primeiro ponto é que os casais desejam viver em relações sem qualquer conflito ou divergência. Por isso estão fadados à frustração cíclica e eterna. É incrível como homens e mulheres estabelecem seus propósitos de vida a dois baseados no mito de “felizes para sempre“. Casais assim ainda não se deram conta de que a vida real em nada se assemelha aos perfeitos e ilusórios contos de fadas. Justamente por essa razão vivem numa fantasia ou alucinação que chamam de relacionamento.
Casais que vivem dessa maneira, não suportam qualquer sinal de divergência. A principal atitude tomada por esses príncipes e princesas é fugir do enfrentamento da realidade. Dessa forma vivem de uma aparência que nem eles mesmos suportam. É por essa razão que a única solução que conhecem para salvar sua vida afetiva é partir para outra história. Ou seja, sempre que se deparam com a menor dificuldade, põem a culpa no outro, termina e partem em busca de uma nova estória. Ou seja, de um novo conto de fadas.
A intenção é clara: encontrar a pessoa perfeita para construir uma história perfeita. No entanto, só depois de algum tempo é que perceberão que tornaram-se acumuladores de histórias e fracassos. Não obstante, o nível de exigência fez com que tenham perdido excelentes oportunidades de vida à dois.
A falta de diálogo e os problemas no relacionamento
Outra questão preocupante são aqueles casais que querem resolver os problemas do relacionamento, mas não sabem como fazer isso. Eles enxergam com clareza a saída para os problemas do relacionamento, todavia, o medo de machucar, o receio de perder o parceiro e o sentimento ainda existente entre eles termina falando mais alto. Desse modo, casal até se mantém unido, porém com os mesmos conflitos e problemas.
A grande questão é que eles não conseguem ou não sabem como abordar os problemas. Conversar sobre as dificuldades da relação é uma necessidade. Todavia, abordar determinadas questões com o parceiro ou a parceira não é nada fácil. Justamente por isso, certos casais que estão passando por turbulências no relacionamento fogem do diálogo franco. Eles desconhecem o diálogo desprovido de rancores como alternativa para resolver por definitivo o embate do relacionamento. É por essa razão que sempre apresento o comportamento assertivo para meus pacientes.
A assertividade é um tipo de abordagem que ajuda a elucidar dúvidas e resolver questões que podem ameaçar a boa convivência entre os parceiros. No entanto, em determinadas situações, principalmente naquelas em que, aparentemente, ninguém enxerga uma saída para os problemas do relacionamento, é necessário o auxílio de um profissional especializado. Ou seja, por se tratar de uma relação valiosa e que têm muitas emoções em questão, não é qualquer pessoa que deve intervir na situação.
Quando buscar uma Terapia de Casal?
Nem sempre é fácil determinar qual o momento exato de se procurar uma terapia de casal. Costumo dizer que não é meramente o fato de o casal se deparar com um problema que deve levá-los à terapia. Como dito acima, todo relacionamento terá um ou outro problema no convívio. A grande questão a ser evidenciada nesses momentos é como o casal consegue (ou não) abordar e tratar o problema da relação.
Lógico que os conflitos são sempre desencadeados por algum fato que interfere na vida dos dois. É muito difícil definir especificamente quais as razões que levam um casal a enfrentar problemas e, ao enumerar as questões mais comuns, é importante que você filtre pontos de acordo com seu contexto e as características absolutamente particulares do seu relacionamento. Ficando isso claro, posso falar de situações que envolvem:
- falta de equilíbrio nos acordos do casal;
- questões do ciclo vital (nascimento e educação dos filhos em diferentes idades, por exemplo);
- traição;
- insegurança;
- ciúme;
- questões financeiras;
- sexuais;
- projetos de vida divergentes;
- franqueza e clareza na administração dos conflitos.
Vale lembrar que nada disso, porém, é fator único. Caso você esteja tendo dificuldade para resolver os problemas do seu relacionamento, isso é um motivo salutar para pedir ajuda e abordar adequadamente tais pontos com seu companheiro ou companheira. A ajuda de um profissional intermediando o conflito pode fazer que o casal enxergue uma saída para os problemas do relacionamento.