Skip to main content

Psicólogo Elídio Almeida fala sobre o Complexo de vira-lata na BandNews FM.  No dia 14 de julho, estive na Rádio BandNews FM Salvador para falar sobre complexo de viralatismo, no programa Frequência Baiana.
complexo de vira-latas psicólogo em salvador terapeuta de casal
O complexo de vira-lata não se trata de uma doença, mas sim de uma característica comportamental criada popularmente e culturalmente a partir da expressão “Complexo de vira-lata”, que foi apresentada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, na década de 50. Na época em que o termo foi a apresentado, Nelson Rodrigues se referia, originalmente, ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo, no Maracanã.

Complexo de vira-lata e o trauma do 7×1

Justamente após a derrota expressiva do Brasil para a Alemanhã (7×1), nas quartas de final da Copa 2014, o termo volta à tona. Além da derrota histórica da Seleção Brasileira numa Copa do Mundo – fato que atinge diretamente o comportamento, especialmente emocional dos brasileiros -, pesa também a submissão do Brasil em diversos âmbitos.
Talvez um exemplo nítido são as concessões feitas à Fifa para realização do mundial, em que o Brasil abriu mão de normas, leis e arrecadação fiscal. Em suma, Nelson afirma que o povo brasileiro, apesar de toda alegria e receptividade que só se encontra por aqui, tem autoestima baixa e em muitos aspectos se vê inferiorizado em relação a outros povos. Para ele, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico. Segundo ele, “por ‘complexo de vira-lata’ entende-se a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo“.
complexo de vira-lata psicólogo em salvador terapeuta de casal

Entrevista

Durante o programa, discutimos comportamentos evidenciados durante o mundial no Brasil, a validade deste termo em dias atuais e como, muitas vezes, a autoestima baixa leva as pessoas ao desenvolvimento de comportamentos inadequados, que podem até estar relacionados a transtornos psicológicos. Por isso, se alguém disse que você tem complexo de viralatismo, não se ofenda, talvez essa pessoa esteja apenas querendo dizer que você tem baixa autoestima e precisa de ajuda.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta