Conforme visto nesta série, além de ilegal, a cultura do aplicativo espião causa danos a todos os envolvidos direta ou indiretamente neste processo. Mesmo assim, muitas pessoas veem no aplicativo espião uma aliado, especialmente aqueles que desejam controlar a vida alheia. Por isso, é fundamental destacar que todos os recursos de espionagem sempre estiveram a serviço das pessoas inseguras, que precisam recorrer a meios ilegais para lidar com determinados problemas que afetam seus relacionamentos. Além disso, nunca é demais lembrar que invadir e espionar o celular de outra pessoa é crime previsto em lei ei, com penalidades severas. Isso não exclui o fato do alvo da espionagem seja seu esposo ou sua esposa, namorado ou namorada.
Fantasia x Realidade
Também, é importante destacar que, em muitos casos, a insegurança presente no relacionamento pode decorrer de algum ato do companheiro ou companheira; analisado e interpretado indevidamente. De maneira similar, a insegurança pode ser fruto de uma fantasia, paranóia, bem como pode ter relação com experiências anteriores mal resolvidas, especialmente relações amorosas e traumáticas do passado. Seja como for, a questão tem que ser sanada na raiz. Por isso, os aplicativos de espionagem podem ser pouco relevantes ou ineficiente para tais questões.

Aplicativo Espião e os pontos cegos
Por fim, embora esteja super na moda, até mesmo os mais modernos aplicativos de espionagem podem ter pontos cegos. Por exemplo, a partir da veiculação dessas informações, as pessoas podem abandonar seus celulares, usar outros aparelhos ou adotar outros meios para firmar seus encontros extraconjugais. Afinal, as traições existem desde que o mundo é mundo. Embora, indiscutivelmente, o celular seja um facilitador para as traições, ele não é um recurso indispensável. Dito em outras palavras, em todas as épocas da história da humanidade as pessoas sempre deram um jeitinho para driblar as regras da relação. Ao bem da verdade, ninguém precisa de um celular para cometer uma traição. Por isso, deve prevalecer a ideia construir uma relação de maneira adequada, de modo a ter no convívio a presença constante da segurança e da confiança, fundamental o bem-estar do casal.
Nesse sentido, a psicoterapia pode ser o meio mais seguro para que as arestas do relacionamento sejam adequadamente ajustadas. Assim, durante a psicoterapia, o casal desenvolve melhores meios para expressar seus sentimentos e emoções, bem como conhece o poder da assertividade como método de diálogos resolutivo rumo ao sucesso do relacionamento. Tais conquistas jamais são contempladas pelos aplicativos de espionagem.
Fique atento e não deixe de conferir as demais postagens sobre os aplicativos de espionagem:
- Aplicativo espião no celular: tudo que você precisa saber
- Espião no celular e a confiança pela metade
- Aplicativo de espionagem e a desconfiança fundamental
- O app espião e a compulsão desenfreada
- Aplicativo espião: primeiro vem a insegurança na relação
- Sinais que seu celular estar sendo espionado
- Aplicativo de espionagem no celular: você pode estar sendo vigiado e não sabe
- Espião no celular e as vítimas-algozes
- Aplicativo espião e os pontos cegos