Skip to main content

Entrar no carro, dar a partida, engatar a marcha, soltar o freio de mão e dirigir até um determinado destino é uma rotina comum a muitas pessoas. No entanto, o que é hábito para alguns é dor e tormento para outros. O medo de dirigir afeta várias pessoas. Muitas delas não procuram tratamento e acabam por levar uma vida de dependência e privações. Assim sendo, sempre dependem de alguém para conduzi-las em automóveis. Parte desse grupo, inclusive, pode até deixar de fazer algo importante em função do medo de dirigir. Nesses casos, é importante saber diferenciar o medo de dirigir da fobia de dirigir.

Algumas pessoas têm medo de dirigir. Outras tem fobia. Você sabe a diferença?
Algumas pessoas têm medo de dirigir. Outras têm fobia. Você sabe a diferença?

Medo de Dirigir e a fobia

O medo de dirigir é um conjunto de respostas comportamentais caracterizadas por um estado de apreensão muito grande. Contudo, esse estágio emocional não é impeditivo para o ato de dirigir. Isto é, o medo de dirigir mostra-se controlável. Dito em outras palavras, mesmo com medo a pessoa pode até desejar que outras pessoas dirijam por elas, especialmente em ruas onde o trânsito é mais movimentado ou nas rodovias. Porém, se não tiver alternativa, ela assume o volante do carro.

A fobia de dirigir, por outro lado, além da ansiedade e do medo intensos, é associada a reações corporais como: sudorese, tremores nos braços e pernas, taquicardia e boca seca, dentre outros. Tudo isso pode aparecer quando a pessoa dirige ou até mesmo quando pensa na simples possibilidade de dirigir; e, por isso, ela evita a qualquer custo o volante. Nesses casos, é bastante comum que elas passem a dar justificativas para não dirigir. Por exemplo: “Prefiro andar porque é mais saudável”. O problema é que a manutenção desse comportamento faz com que ela se torne dependente de outras pessoas, perdendo a sua autonomia.

A fobia de dirigir impede que a pessoa consiga guiar um carro.
A fobia de dirigir impede que a pessoa consiga guiar um carro.

Dicas para quem deseja vencer o medo e fobia de dirigir

  • Compasse a sua respiração. O ansioso tem uma respiração rápida e “curta”, utilizando apenas o tórax. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Deixe seu abdômen expandir enquanto inspira, utilizando o músculo diafragma. Depois, expire devagar pela boca.
  • Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade.
  • Inicie uma aproximação do carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.
  • Dê voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranquilas e que não tenham crianças.
  • No começo, escolha sempre um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.
  • Comprometa-se consigo mesmo(a), pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário é que fará você adquirir confiança.
  • Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.
O suporte adequado pode ajudar a superar o medo de dirigir.
O suporte adequado pode ajudar a superar o medo de dirigir.

Perdendo o medo

Infelizmente, poucas pessoas conseguem superar sozinhas o medo de dirigir. Nesses casos, é aconselhável procurar um tratamento especializado com um psicólogo. Afinal, o fato do medo de dirigir estar normalmente associado a traumas ou quadros emocionais, tratar na base da questão pode ser um diferencial importante.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta