Skip to main content

Há uma canção interpretada por Zé Ramalho que questiona: “quanto tempo leva o coração pra saber / que o sinônimo de amar é sofrer”? Embora eu discorde que esse seja o sentido de amar, compreendo que os relacionamentos têm esse significado para muitas pessoas. Inclusive, várias delas carregam traumas de antigos namoros ou casamentos nas relações atuais. Desse modo, os sinais da existência das lesões emocionais precisam ser conhecidos para que os devidos cuidados sejam implementados. Afinal, os traumas de relacionamentos anteriores impõem dor, sofrimento, bem como interferem na continuidade da vida amorosa

Armadura e escudo

O primeiro sinal de alerta que denuncia traumas de relacionamentos antigos é o uso de armaduras e escudos. Em casos assim, mesmo depois de muito tempo do fim de um relacionamento conturbado, a pessoa não consegue sentir qualquer tipo de atração ou interesse em conhecer novos pares. Isso pode ocorrer devido ao fato de ter se blindado, de modo a impedir a aproximação dos demais. Contudo, dificultar um novo encontro amoroso jamais resolverá problemas do passado, tampouco abrirá caminhos para novas descobertas.

Algumas pessoas podem carregar consigo traumas de relações passadas. Reconhecer os sinais desses traumas é o ponto de partida para melhorar o relacionamento.
Algumas pessoas podem carregar consigo traumas de relacionamentos anteriores. Reconhecer os sinais desses traumas é o ponto de partida para melhorar o relacionamento.

Traumas de relacionamentos anteriores e a desconfiança full time

Outro indício de trauma afetivo é a extrema desconfiança. Obviamente,  a confiança no relacionamento é diretamente proporcional ao tempo e a qualidade da convivência. No entanto, se desde os primeiros encontros existe a regra de “jamais confiar”, saiba que esse é um alerta que não pode ser negligenciado. Não por acaso, muitas pessoas não conseguem manter relacionamentos duradouros justamente pelo fato de sempre achar que o outro está escondendo fatos ou sendo infiel. Dessa maneira, o excesso de desconfiança pode estar ligado a um namoro antigo em que houve traição ou outros episódios traumáticos. Assim, em virtude desse trauma, surge a ideia de tentar evitar novas frustrações. Com efeito, esse pensamento inapropriado projeta no novo pretendente os medos e angústias que dizem respeito a outra pessoa e a outra relação.

Medo de se entregar a um novo amor

Mesmo acreditando que abandonou os escudos e que, finalmente, está disposto(a) a dar mais um voto de confiança para si, ainda pode existir o medo de se entregar novamente a um novo amor. Assim sendo, aqueles que não conseguem se abrir para um novo relacionamento, provavelmente carregam o fardo do desamor e da insegurança vividos anteriormente. Por isso, não se entregam de corpo e alma na relação. Decerto, não é prudente mergulhar de cabeça sem conhecer a profundidade da piscina. Da mesma forma, não é legal se autossabotar fingindo aparências, ou seja, sem estar efetivamente na relação.

Muitas pessoas carregam traumas de relacionamentos anteriores. Saiba reconhecer estes sinais, de modo a obter ajuda para o seu relacionamento.
Muitas pessoas carregam traumas de relacionamentos anteriores. Saiba reconhecer estes sinais, de modo a obter ajuda para o seu relacionamento.

Ficar sempre na defensiva pode ser sinal de traumas de relacionamentos anteriores

Estar sempre na defensiva e brigar pelos mais variados motivos, também pode indicar que feridas do passado que não foram cicatrizadas. Mesmo que o intuito dessa postura seja melhorar a relação, é importante distinguir o que é da convivência atual ou traumas de relacionamentos anteriores. Seja como for, é importante resolver todas as sequelas, bem como eleger maneiras mais adequadas de lidar ou expressar seus sentimentos e emoções.

Sinônimo de amor é amar

Por fim, ainda pegando um gancho na música “Sinônimos”, é importante lembrar que é normal “sentir medo de contar o seu segredo“. Ainda assim, fica a dica para que as pessoas saibam separar suas histórias e vivências, de modo a não permitir que os traumas de relacionamentos anteriores sejam projetados ou interfiram nos novos vínculos. Afinal, “Sinônimo de amor é amar“. Por isso, entenda os sinais e fique alerta!

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta