“Não chore pelo leite derramado“. Certamente você conhece essa expressão, não é verdade? Com origem na sabedoria popular, esse provérbio reflete um dilema vivenciado por muitas pessoas e é muito comum encontrar pessoas se lamentando por uma oportunidade perdida. Quando isso ocorre, ficamos mal, com humor deprimido, com raiva dos outros e até de nós mesmo. O que pouca gente sabe é que tanto o comportamento de chorar pelo leite derramado quanto o lamentar por uma oportunidade perdida tem uma causa em comum: a falta de assertividade.
Ser assertivo é mais que uma habilidade para expressar sentimentos e emoções. É, acima de tudo, uma habilidade para analisar o contexto a fim de adotar um comportamento mais adequado à situação. Por isso, para que você desenvolva a assertividade, vamos falar um pouco mais sobre esse tema tão importante. Este é um assunto que já foi abordado em diversos posts aqui no blog e tenho certeza que vc vai gostar de conhecê-los. Veja aqui.
Chorar pelo leite derramado não é a melhor alternativa.
Certa vez encontrei num aeroporto um rapaz que, com as mãos no rosto, chorava copiosamente. Sensibilizado e com a finalidade de entender o que estava se passando me propus a tentar auxiliar de alguma forma. Ao passo em que me aproximei, perguntei o que havia ocorrido e se poderia ajudar. Embora um pouco nervoso e igualmente envergonhado, ele informou que chegara atrasado ao aeroporto e perdeu o voo. Segundo ele “nada mais poderia ser feito a não ser chorar pelo leite derramado”. Ou, um caso típico de falta de assertividade.
Em seguida, insisti um pouco mais na oferta de apoio e assim pude entender melhor a situação. Por sorte eu estava com tempo e depois de algumas investidas entendi um pouco melhor a situação. Desse modo, sugeri que fossemos ao guichê da companhia, no intuito de fazer mais uma tentativa de remediar a situação. Lá, ele pôde explicar melhor o ocorrido, qual era a sua condição financeira no momento e a importância daquela viagem. Daí, após uns quatro minutos de conversa, a responsável pelo atendimento mudou a posição e ofereceu a possibilidade de encaixá-lo do vôo seguinte. Resumindo a história, ele embarcou logo em seguida e chegou a tempo em seu destino para o compromisso da ocasião.
Moral da história…
Você deve estar se perguntando: qual a razão de Elídio estar contando essa história aqui? Qual a relação dela com o tema do texto. Vamos lá! Em primeiro lugar, quis contar esse fato, pois ele parece ilustrar algo muito corriqueiro. Comumente vejo pessoas que antes de procurar soluções alternativas se entregam ao primeiro resultado posto. Isso pode ocorrer no aeroporto, nas relações amorosas ou profissionais. Ou seja, são pessoas que não se sentem confiantes para tentar outro resultado.
Todavia não é a insegurança que impede a busca de outro resultado. Na verdade essa insegurança pode ser a consequência de algo que na psicologia chamamos de comportamento inassertivo. Quando você age com inassertividade, corre o risco de perder excelentes oportunidades e, compromete sua autoconfiança, deixando você aquém das suas reais possibilidades. Por isso, se você tem perdido oportunidades ou vive chorando pelo leite derramado, segue três dicas preciosas:
- não ceda logo no primeiro obstáculo.
- procure alternativas e negocie se for o caso.
- após o fim do episódio, procure identificar as causas dos erros para que não seja repetidos em episódios futuros.
Além disso, invista bastante nesse terceiro tópico, mesmo que o resultado não tenha sido favorável. Isso fará com que você conheça mais sobre suas potencialidades e poderá garantir seu sucesso em eventos semelhantes no futuro. Isso é assertividade. Ah! Saiba que esse conceito pode ser aplicado em vários contextos da sua vida. ;D
Conheça mais sobre si.
Quanto mais nos conhecemos e colocamos em prática esse saber, mais aumentamos nossas chances de comportamentos adequados ao sucesso. Por isso, trouxe essa dica para te convidar a algumas reflexões. Afinal, somente aprendendo com nossos erros e adotando comportamentos mais estratégicos é que teremos resultados melhores.
A propósito, você já deve saber que não vale a pena chorar pelo leite derramado. Isso por si só já justificaria não repetir os mesmos erros. No entanto, para que você não deixe passar mais essa oportunidade, te convido a conhecer mais sobre a assertividade. Descubra como a assertividade pode mudar sua vida.
Lembre-se que melhor que chorar pelo leite derramado é aprender a não derramá-lo mais. Até breve!