Skip to main content

O Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 19 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. No entanto, diante da pandemia em curso, esse quadro deve ser ampliado. Tanto pela gravidade do Coronavírus, quanto ao impacto emocional das medidas de isolamento social impostas para conter o Covid-19. Desse modo, muitos terão seus quadros de estresse e ansiedade agravados. De maneira similar, outros serão acometidos por essas enfermidades emocionais nesse período.

Seja como for, será difícil ficar imune a essa onda de estresse e ansiedade. Por mais que medidas paliativas brotem a cada momento por parte dos governos, autoridades médicas, imprensa e a população engajada nesse processo, ainda não é possível prever quando a rotina voltará ao normal. Assim, os efeitos desse cenário de incerteza podem ser ainda maiores e igualmente prejudiciais à saúde mental dos brasileiros. Tal circunstância, inegavelmente, contribui para o surgimento e potencializa a gravidade dos casos de estresse e ansiedade relacionados ao Coronavírus.

saúde mental transtorno mental quarentena coronavírus Elídio Almeida Psicólogo em Salvador
É preciso cuidar saúde mental psicológica em todos os momentos, especialmente nesse período de quarentena.

Cuidados com a saúde mental frente ao Coronavírus

Embora o momento seja apreensivo, é importante não se descuidar da saúde mental em meio a pandemia do Coronavírus. Ademais, sabe-se que a crise instalada em função do Codiv-19 eleva, indistintamente, o estresse e a ansiedade da população. Sendo assim, é certo que muitas pessoas vão desenvolver novos casos de adoecimento mental, seja eles pontuais, prolongados ou crônicos. Seguindo a mesma lógica, estima-se que todas as pessoas já acometidas pelos transtornos emocionais e psicológicos também tenham seus casos agravados. O mesmo pode ocorrer com aqueles que antes mesmo da pandemia convivem com sinais, sintomas ou diagnósticos de: 

Assim, existem ao menos dois agravantes aos graves cenários de estresse e ansiedade postos pelo Coronavírus. Primeiro, ainda não há previsão para que a pandemia seja solucionada. Isso por si só precipita a apreensão, o nível de estresse e ansiedade desse contexto. Em segundo lugar, não é possível predizer, com segurança, os efeitos de curto, médio e longo prazo dessa imersão. No entanto, há uma fórmula que pode ajudar na construção dos cuidados com a saúde mental frente ao Coronavírus.

ansiedade-e-estresse-durante-a-quarentena-Estresse-e-Ansiedade-em-meio-ao-Coronavírus-Elídio-Almeida-Psicólogo-em-Salvador
Algumas pessoas lidam com o estresse e a ansiedade comendo compulsivamente.

Experiências e aprendizados para lidar com o estresse e ansiedade 

Para lidar com o estresse e a ansiedade, deve-se seguir alguns passos. Primeiro, é imprescindível considerar os aprendizados obtidos em ocorrências similares. Ou seja, todas as pessoas já passaram por um momento de estresse e ansiedade. A ideia é buscar reproduzir estes feitos – mesmo que os adaptando às condições hostis do momento. Não existe fórmula geral ou mágica isso, cada um pode desenvolver seu método.

Em segundo lugar, é importante manter-se bem informado sobre o panorama mundial e local do Covid-19. Seguramente, isso pode ajudar a manter os pés presos ao chão e desenvolver expectativas reais sobre o momento atual. Uma dica importante é eleger fontes confiáveis de informações: telejornais, programas televisivos e sites de notícias de credibilidade. De fato, as Redes Sociais e os grupos de WhatsApp não são seguros para sua informação. 

atendimento psicológico on line terapia por video conferência Elídio Almeida Psicólogo em Salvador
Muitas pessoas têm se beneficiado do atendimento psicológico on line nesse período de quarentena para combater o estresse a a ansiedade.

Por fim, sempre que for preciso, solicite ajuda. Mesmo diante do isolamento social necessário ao controle da disseminação do Covid-19, há boas notícias. Além do temor quanto ao futuro, do estresse e da ansiedade, a cada momento todos também são surpreendidos com boas ações, gestos de solidariedade e ajuda ao próximo. Alguma delas já deve ter cruzado por você nesse período. Sendo assim, não hesite em fazer uso e dê sua contribuição a esse bloco humanitário do bem. 

Seguindo tais passos, é possível conjecturar acerca do bem-estar emocional e psicológico após o Coronavírus. Contudo, não se iluda. O Coronavírus é perigoso e seu potencial traumático é devastador, especialmente no que se refere ao estresse e a ansiedade. Por isso, todos devem estar atentos não apenas aos cuidados para evitar a disseminação do vírus. É igualmente vital a necessidade de cuidar da saúde mental.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta