Skip to main content

Um leitor do blog escreveu solicitando um post no qual eu falasse sobre dois tipos de medo: o medo do novo e medo do desconhecido.
Essa tem sido uma demanda de muitas pessoas que passam por enormes dificuldades e limitações. Justamente por não saber lidar com essas questões que envolvem o medo. Muito por isso elas têm procurado ajuda profissional para lidar melhor com tais questões. Antes de falarmos especificamente sobre o medo do novo e o medo do desconhecido, vamos entender um pouco mais sobre o comportamento do medo.
medo do desconehcido psicólogo em Salvador
Primeiramente, precisamos entender que o medo é uma emoção absolutamente normal. Portanto, é esperado que todo ser humano tenha medo. E há várias subcategorias para o medo. Dentre elas, o medo normal e o medo patológico.
O medo normal seria aquele medo parecido com a ansiedade normal. É o medo que nos leva, por exemplo, a pensar nas consequências dos comportamentos. Ele também nos protege, fazendo com que estejamos sempre alerta para qualquer situação de perigo que possa acontecer. Nesses casos, o medo pode ser considerado um aliado, pois ajuda a pessoa a se preparar e se planejar para enfrentar situações, como uma entrevista de emprego ou até mesmo falar em público.
medo do desconehcido medo-do-novo psicólogo em Salvador elidio
Já o medo patológico, conhecido também como fobia, é aquele visto como inimigo. Ele está presente no dia a dia da pessoa, impedindo que ela faça as tarefas que causam medo. Nesse caso, a pessoa evita, a qualquer custo, enfrentar o medo ou ter a experiência. Ela passa a acreditar que tudo, ou quase tudo, representa perigo. No medo patológico, a pessoa se fecha, se mostra irredutível e pode até se sabotar ou ficar paralisada diante de determinadas situações. É como costumo falar com meus pacientes, a maioria das pessoas têm medo de viajar de avião, mas viajam normalmente. Porém existem aquelas que o medo é tão grande (fobia), que elas não entram num avião, de maneira alguma.

Você tem medo do desconhecido? Saiba se esse medo é normal ou patológico 

Se você tem medo do novo e do desconhecido, saiba que esses medos podem ser classificados como medo normal ou medo patológico. Muitas pessoas sentem medo ao iniciar um novo curso, com pessoas e ambiente nunca antes conhecidos. Sentem medo diante de um novo emprego, uma nova cidade ou vizinhança. Enfim, há realidades sociais que podem gerar o famoso medo do novo e do desconhecido. O “medo do novo” seria aquele que a pessoa já tem um conhecimento ou vivência sobre a situação, mas passará por alguma mudança ou adaptação. O “medo do desconhecido” seria aquele que a realidade mudará completamente e a pessoa vai começar do zero a sua interação com essa nova realidade. A forma com que a pessoa lidará com esse medo – enfrentando ou fugindo – é que dirá se é um processo normal ou patológico.
medo-desconhecido medo do desconehcido medo-do-novo psicólogo em Salvador

Medo do desconhecido: sintomas

Qualquer um dos medos terá em sua experiência uma relação muito íntima com altos níveis de ansiedade. Afetará seriamente os aspectos emocionais, cognitivos e os comportamentos físicos, causando uma série de sintomas: tremores, dores musculares e no peito, palidez, mudança de temperatura de corpo, sensações de ardor, fadiga, dificuldade em falar e andar, excesso de energia, muita agitação, contracções musculares, tensão, sensação de queda ou desmaio, aumento do vontade de urinar, calafrios, dormência e formigamento em partes do corpo formigueiro, perda de sensibilidade, dificuldade em respirar, tonturas, redução da capacidade auditiva, descontrole emocional, náuseas, falta de apetite ou de paladar.
Nessa situação, devemos levar em conta que nós, seres humanos, temos algumas características que nos diferenciam dos demais animais. Dentre elas, a habilidade de aprender através da experiência de outros seres. Isso significa dizer que, num dado processo de mudança, basta termos a informações da experiência vivida por outras pessoas. Nós usamos essas informações quando estamos perto de viver uma experiência semelhante.
A partir disso, projetamos nossa atuação na referida situação e logo já concluímos que não será algo agradável. Ou seja, ficamos com medo de algo que nem conhecemos ou experimentamos. Por exemplo, uma pessoa que nunca andou de montanha-russa e está na fila prestes a subir no brinquedo. De repente as pessoas começam a sair com cara de enjoo, demonstrando tonturas e dizendo que foi horrível. Possivelmente, quem está na fila terá seu medo aumentado em função das informações que acabara de receber. Lembrando que, em condições de medo normal, ela irá até o fim para ter sua própria conclusão sobre o brinquedo. No medo patológico, a pessoa poderá até desistir do brinquedo.

Medo do desconhecido e a zona de conforto

Outro fator que merece ser destacado é a famosa zona de conforto. Zona de conforto  é aquela sensação de controle e bem estar que sentimos em determinado contexto ou situação. Ela nos faz sentir muito mais à vontade naquilo que conhecemos, pois temos propriedade e domínio sobre aquilo. Sair desse contexto para outro em que tenhamos que enfrentar mudanças ou começar tudo do zero não costuma ser uma ideia muito agradável. É uma característica do homem lutar sempre pelo controle da situação. Assim, sentimos medo quando temos que sair do nosso campo de domínio. Algumas pessoas até enxergam oportunidades e melhorias fora da zona de conforto. Mas quando ponderam tudo o que terão que mudar, adaptar ou enfrentar, terminam optando por ficar onde estão.
É como o caso em que a pessoa está numa relação totalmente desgastada, sem perspectiva de futuro promissor. Mesmo assim, quando cogita terminar, ela pesa mais a possibilidade de ficar sozinha, a idade e outros aspectos com viés altamente negativo. Têm mais a função de argumentar as desvantagens da mudança, do que efetivamente enxergar a realidade ruim em que vive. Com isso a pessoa termina achando-se incapaz de conquistar um novo amor, que não saberia começar de novo com outra pessoa e termina por ficar inerte, acreditando que um dia a relação já fracassada pode vir a mudar.
medo do desconehcido terapia de casal psicólogo em Salvador
Mesmo nas situações mais adversas, muitas pessoas preferem enxergar apenas o perigo fora da sua zona de conforto, quando poderiam efetivamente ter mudanças fundamentais em sua vida.

Medo do desconhecido: não fuja!

Se você sofre com qualquer um desses medos, a solução é não negar ou fugir. Se você foge dele ou o nega, mais forte e poderoso ele se torna, a ponto de controlar a sua vida. Explore seu medo, tente entender o que está por trás dele, o que o mantém e pese os prós e contras de cada escolha. Busque ajuda de um profissional habilitado e de sua confiança para ajudar você. A psicoterapia comportamental é uma abordagem que tem tido bons resultados no tratamento dos medos e da fobia. A cada dia, muitas pessoas têm descoberto novos entendimentos e soluções para seus problemas e têm ganhos significativos em suas vidas. Seja o próximo a ter mais qualidade de vida e viver de forma mais espontânea e normal.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta