Skip to main content

“Tenho muita dificuldade para tomar decisão. Como posso melhorar isso?”

Esta é uma pergunta que reflete a realidade e a angústia de muitas pessoas. Quem tem dificuldade para tomar decisão, costuma também ter altos índices de ansiedade e vive sempre em cima do muro. Além disso, perde parte significativa do seu dia com uma atitude que poderia ser bem mais simples: tomar uma decisão. Ou seja, uma pessoa desse tipo, gasta muita energia psíquica e emocional de forma extremamente exacerbada para tomar decisões.
dificuldade para tomar decisão psicólogo em salvador
Se você tem dificuldade para tomar decisão e sofre com essa perda de tempo diário em sua rotina. Ou é daquelas pessoas que enfrenta todas as consequências ou sintomas da procrastinação, saiba que você pode ser uma pessoa insegura. Você precisa  urgentemente desenvolver habilidades fundamentais para decidir-se e restaurar o seu bem-estar.

Dificuldade ara tomar decisão e insegurança

Talvez você ainda não tenha percebido, mas a dificuldade para tomar decisões está diretamente ligada à insegurança. Quando nos sentimos inseguros, tendemos a pensar o futuro de forma muito negativa e pessimista. Isso fica evidente pela maneira que procuramos checar todas as possibilidades e alternativas antes de nos decidirmos por algo. E é justamente por esta razão que desenvolvemos a dificuldade para tomar decisão. Entenda.
dificuldade para tomar decisão terapia de casal psicólogo em salvador
O fato de temos uma perspectiva pessimista do futuro, de prevemos acontecimentos negativos e analisarmos todas as possibilidades antes de tomarmos qualquer decisão, tem – teoricamente – a função de nos aproximar das melhores escolhas ou da escolha que tende a trazer menos prejuízos à possível à decisão. Porém, erroneamente, algumas pessoas se tornam tão obcecadas com a busca dessa perfeição, que gastam muito mais tempo do que o necessário nessa investigação que visa a tomada de decisão. E é aí que mora o perigo!
Quanto mais você vai em busca da decisão perfeita, mais você fica preso ao ciclo vicioso de investigar incessantemente de forma obsessiva e compulsiva. O principal efeito colateral disso é que – dia após dia – você torna-se cada vez mais uma pessoa insegura. É algo como um efeito colateral de danos gigantescos por você gastar tempo demais numa tarefa que certamente não demandaria tanto investimento.
dificuldade para tomar decisão psicólogo em salvador terapia de casal

A dificuldade para tomar decisão interfere na sua vida.

Realmente a dificuldade para tomar decisões é uma questão que tem interferido na vida de muitas pessoas. Às vezes, esta dificuldade é sintoma de questões muito mais profundas. Estas precisam ser trabalhadas para trazer leveza e qualidade de vida à sua rotina diária.
Nesse intuito, a terapia comportamental tem sido a escolha de muitas pessoas que querem conhecer mais acerca de si e, principalmente, encontrar soluções mais leves e adaptativas para sua vida. Por isso não demore mais que o necessário para buscar ajuda. Muita coisa você pode descobrir na terapia. Dentre elas: conhecer mais sobre você e as formas mais leves de construir sua segurança, tomando decisões adequadas.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

Deixe uma resposta