Skip to main content

A obesidade é um problema crônico que afeta grande parcela da população mundial. Vários fatores contribuem para o seu surgimento. Em razão disso, qualquer intervenção feita na tentativa de tratamento da obesidade deve, obrigatoriamente, considerar todos os possíveis fatores causais, principalmente os de ordem biológica e emocional.

A obesidade é um tema que, necessariamente, deve levar em consideração a questão emocional de cada um.
A obesidade é um tema que, necessariamente, deve considerar a questão emocional de cada um.

Obesidade: o corpo em evidência

Embora as ciências biomédicas estabeleçam critérios para definir quando uma pessoa pode ser considerada obesa, ou seja, aferindo e comparando as proporções de altura e a massa corpórea, algumas extrapolações ocorrem. Por exemplo, no dia a dia, é muito comum qualquer pessoa com sobrepeso ou alguns quilinhos a mais seja rotulada como obesa. Noutros casos, tal classificação parte da própria pessoa. Sem dúvidas, isso ocorre devido às imposições de beleza impostas pela sociedade. Ou seja, diversos meios do contexto social procuram ditar os padrões de sucesso, felicidade, beleza. Com isso, também são determinados os corpos coletivamente aceitos, excluindo a obesidade.

A questão é que a tentativa de imprimir esse perfil idealizado a qualquer custo, leva várias pessoas a se submeter a procedimentos danosos a saúde. Além disso, é evidente o impacto emocional associado aos conflitos com o próprio corpo, muitas vezes impostos pelo meio social. Assim, nesse processo, podem surgir várias outras questões associadas como bulimia, anorexia, ansiedade, depressão ou outras alterações comportamentais. Consequentemente, esse conjunto pode fazer com que a pessoa precise de ajuda profissional.

Buscar ajuda profissional multidisciplinar ajuda no tratamento.
Buscar ajuda profissional multidisciplinar ajuda no tratamento da obesidade.

Tratamento psicológico

Nesse sentido, a terapia comportamental, de maneira objetiva e orientada, aborda fatores cognitivos, emocionais e interpessoais no tratamento da obesidade ou da autoimagem. Afinal, não somente o corpo reflete as questões da obesidade. Em outras palavras, o objetivo é implementar estratégias e técnicas comportamentais para que o paciente consiga encontrar possibilidades mais eficazes de enfrentar o problema da obesidade. Desse modo, vale lembrar que nunca é fácil conter a obesidade sem suporte técnico especializado. É importante considerar que fatores genéticos também podem ditar o fenótipo das pessoas. Por isso, a terapia pode ajudar a compreender e lidar de forma adequada com todos esses fatores.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

One Comment

  • Adson disse:

    Muito boa a matéria bastante contéudo e seria muito bom e adorei a parte que fala sobre o padrão de vida imposto pela sociedade onde tantas pessoas sofrem com os preconceitos os apelidos e a fustração na hora de comprar roupa.

Deixe uma resposta