Skip to main content

Ultimamente a expressão doença psicossomática se popularizou principalmente entre os médicos e outros profissionais de saúde. Certamente, isso tem a ver com a evidente constatação que muitos adoecimentos não têm origem em causas biológicas ou orgânicas. Além disso, é cada vez mais o número de pessoas que buscam atendimento psicológico para tratar das dificuldades relacionadas ao adoecimento emocional e psicológico.

Uma doença psicossomática caracteriza-se por sintomas e manifestações corporais, cuja origem não consegue ser desvendada por exames médicos. Ou seja, a análise física não consegue apontar uma origem orgânica ou biológica para a questão. Quando isso ocorre, muitos pacientes costumam ter o seguinte “diagnóstico”: “você não tem nada, isso é psicológico”, ou “isso é coisa da sua cabeça”. Tais respostas, vindas de leigos ou profissionais, costumam deixar os pacientes confusos e não contribuem para o tratamento.

doença psicossomática, tratamento psicológico, Elídio Almeida, psicólogo em Salvador, Terapia de casal
Na doença psicossomática, a pessoa sente no corpo a dor do emocional.

Como a Psicologia lida com a doença psicossomática?

Os estudos das doenças psicossomáticas evoluíram bastante no campo da Psicologia. As primeiras reflexões originaram-se das descobertas presentes nos estudos de Freud sobre a histeria. O pai da psicanálise entendia que a essência humana dividia-se em dois polos: “corpo” e “mente”. Desse modo ele buscava entender as relações entre estes campos, tratando-os separadamente. Hoje, a interação da pessoa com o ambiente e a maneira como essa relação impacta nos agentes, não reconhece essa divisão. Em outras palavras, os estudos feitos pela corrente da terapia comportamental, entende-se que os comportamentos e emoções são produtos do contexto no qual as pessoas estão inseridas. Por exemplo, o estresse é produto de um ambiente ou modo de vida inadequado e hostil. Assim, a análise dessa relação evidencia a origem do problema e o que mantém a doença psicossomática.

A dor e o sofrimento psicológico

A presença de uma doença psicossomática não significa que a dor e a enfermidade não existam. Pelo contrário, a pessoa realmente está em sofrimento, sente as dores e observa as reações adversas no seu corpo. Tudo isso sem uma causa biológica ou orgânica definida. Desse modo ela sabe que há algo errado consigo e isso gera muito sofrimento. É como nos casos de gravidez psicológica. Quando acometida por este estado a mulher passa por todas as alterações físicas comuns a essa fase, mesmo não estando grávida.

Por isso, soa agressivo e desrespeito para com aqueles que sofrem de pânico, ansiedade, medo, fobia, depressão ouvir coisas do tipo: “você não tem nada, isso é psicológico”, ou “isso é coisa da sua cabeça”. Afirmações como essas além de deixar o paciente confuso, colocam sobre ele a responsabilidade da melhora ou superação do mal-estar. Isso gera ainda mais sofrimento. Não obstante, tais sentenças desconsideram o histórico de traumas, bem como o impacto do contexto no qual ele está inserido. Ou seja, compreender a história de vida daquele que está com alguma doença psicossomática, sua trajetória de vida e o ambiente é fundamental para adotar as mudanças e o tratamento adequado.

Você conhece alguém que tenha enfrentado uma doença psicossomática? Conta para mim nos comentários.

Elídio Almeida

Psicólogo em Salvador, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializado em Terapia de Casal e Relacionamentos (CRP). Possui também pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dedica-se à prática clínica, oferecendo acompanhamento terapêutico a casais, famílias e atendimento individual para adultos. Além disso, ministra cursos e palestras na área.

48 Comments

  • CAMILA disse:

    Gostaria muito de saber como mudar esse contexto. E cortar o mal pela raiz…

  • FABIANA MOURA disse:

    FIQUEI MUITO INTERESSADA POR ESSE ASSUNTO POIS SOFRO MUITO COM ISSO,VIVO FAZENDO EXAMES E NEM UM DELES DÁ NADA CLARO Q ISSO É BOM MAIS AS VEZES TENHO MEDO DE PIRAR ME AJUDE!!

  • Mariá Rodrigues disse:

    Boa noite dr. Elídio Almeida
    Estou passando mais uma vez, por esse transtorno.
    Sei que a cura depende de uma mudança de comportamento de minha parta, mas não estou conseguindo sair vitoriosa.
    Obrigada pelo ótimo artigo.

  • Olá Mariá, eu quem agradeço! Você tem toda razão. Para obtermos resultados diferentes dos habituais temos que ter novos comportamentos.
    Sucesso.

  • vinicius disse:

    tenho manchas vermelhas pelo corpo, fui no psiquiatra ele disse ”vc n tem nada” ele receitou Zargus e Tolrest isso ira ajudar ? :/

  • Olá Vinícius!
    Na psicologia não trabalhamos com prescrição medicamentosa, mas acho curioso ele informar que não há nada e receitar os medicamentos: Para que mesmo? A qualquer sorte recomendo que procure saber mais sobre a origem dessas manchas, afinal elas se inscrevem em seu corpo e certamente há uma explicação pra tais.

  • Manuel Martins disse:

    A minha psicóloga diz que eu tenho uma doença psicossomática e a minha psiquiatria diz que eu sofro de uma depressão “agitada”, isso pode ser a razão de ser de eu estar com dormências nas mãos e nos pés?? Visto que já fiz muitos exames que não concluem que seja de origem física. Também com frequência me arrefecem os pés e as mãos? Recentemente fiz uma artroplastia completa da anca esquerda e fui operado a um tumor maligno ao lado do rim esquerdo, que não revelou necessidade de tratamentos complementares e o urulogista diz que as dormèncias dos pés e das mãos não tem nada a ver com a operação. Começei agora um tratamento para a depressão por conselho da psiquiatra. Se não conseguir melhorar por esta via o que devo fazer?

    • Olá Manuel, obrigado pelo contato!
      Embora seus exames clínicos não tenham apontado a origem das dormências, é fato que você as sentem e que certamente elas devem ter ponto de origem e estão sendo frequentes por alguma razão, quem sabe sinalizar algo que não esteja sendo capturado pelos exames clínicos tradicionais. Além do mais você tem a opinião sua psicóloga e da sua psiquiatra, por que elas dão essa informação? Não seria interessante você saber delas o por que de tais opiniões? A qualquer sorte, penso que o que sente neste momento pode está querendo sinalizar algo que pode não está sendo contemplado nas investidas que tem feito, de repente valha a pena tentar outras possibilidades para que o mal estar seja atacado em sua raiz.

  • Tatiana disse:

    Olá Elídio, faço psicologia na Unesp de Assis SP, e estou fazendo uma pesquisa de iniciação científica nessa área, porém estou com problema para encontrar referências que conceituem o termo psicossomática. Você tem alguma leitura mais conceitual para recomendar ? Obrigada !

    • Olá Tatiana!
      Obrigado pelo contato e parabéns pela iniciativa da pesquisa.
      Sugiro que você dê uma olhada nesse artigo: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v34n6/v34n6a04.pdf talvez ele ajude a compreender melhor o termo e a dificuldade em caracterizá-lo. Quem sabe o que pode a ajudá-la mesmo seja as referências do próprio artigo, pois cita vários estudo acerca do tema. Sucesso e estarei a disposição se puder ajudar em algo mais.

  • Kelly Araújo disse:

    Parebêns! Dr. Elídio Almeida pelo artigo, ele é bastante esclarecedor.

  • Obrigado Kelly, um abraço!

  • Nathan disse:

    Quais são essas doenças ?

    • Olá Natan!
      Então, elas podem surgir de várias maneiras mas o que melhor define estas doenças são suas funções e pelo fato de nao ter uma causa orgânica, mesmo que seus sintomas sejam visíveis e sentidos no corpo, como dores de cabeça, tremedeiras, desmaios, febres, queda de cabelo…

  • Giselle schossler disse:

    Ola doutor! des dos meus 19 anos fui diagnosticada com depressão, hoje tenho 27 e ao longo destes anos fui varias vezes ao médico com muitos sintomas e poucas as vezes achado o problema, passei por varios psiquiatras e um disse que tenho depressão, outro que tenho sindrome do pânico, outro de é transtorno de ansiedade, e agora por ultimo a minha psiquiatra atual diz que é disturbio bipolar, já tomei varias medicações mais tudo me faz mal, sera que meu mal é psicossomatica??

    • Olá Giselle!
      Então, isso dependeria de uma investigação mais elaborada, mas o principal seria você saber o que têm causado todo esses sintomas que vem favorecendo tais diagnósticos.

  • Mara disse:

    Olá Dr. Elídio. Sou professora de escola pública. Ultimamente não estou me sentindo bem. Quero dizer, na verdade, as coisas pioraram. Já fiz vários exames e nada acusa. Eu sinto um tipo de nó ou aperto na garganta, sinto flexadas e meu coração dispara só de pensar em ter de sair de casa para ir pra escola, dor na mandíbula por deixa-la tensa, quando percebo estou com a boca fechada e apertando os dentes, dor nos ombros e costas, fisgadas na bexiga, descamação no rosto e pés, uma ansiedade que me desespero com 3 dias de antecedencia, tremedeira quando o coração dispara. Enfim, um monte de coisas que já fiz raio X, ultrassom e outros exames e nada encontro. Surto com facilidade da escola. Estou com medo. Leciono há 12 anos. Será que é psicossomático tudo isso que sinto? Obrigada pela atenção.

    • Olá Mara!
      Compreendo sua situação. Possivelmente todos esses sintomas que sente são reflexos das dificuldades que deve enfrentar em alguns contextos e por isso você deve voltar sua atenção e esforços para a raiz destes problemas. Se puder ajudar em algo pode me contactar.

  • Ana Beatriz disse:

    Obg !! Me Ajudaram Muitoooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • moises santos silva disse:

    bom dia doutor! durante um ano senti formigamento debaixo dos pés.passei por vários médicos e não achavam nada até que fui num clininico aqui e ele descobriu que era uma doença psicossomática.preciso da sua ajuda desde já te agradeço.

  • Olá Moisés!
    Estarei à disposição para ajuda-lo. Fique a vontade para fazer contato.
    Obrigado!

  • Tenho muitas dores pelo corpo ,braços dores de cabeça quase todos os dias sofro mto com isso pois meus filhos dizem que é psicossomático e que eu não tenho nada acabo ficando triste e parece que sinto mais dor ainda não sei o que fazer!

  • olha aí Jailma Jesus Silva,ta vendo minhã irmã…

  • gostaria de saber se a urticária crônica está ligada a doenças psicossómatica .

  • Gilson Mendes disse:

    Muito bom pelo artigo……

  • BT DOUTOR POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE O QUE SINTO É PSICOLOGICO UM BOLO NA GARGANTA FAZ TEMPO JA FIZ TODO TIPO DE EMXAMES TUDO NORMAL
    POR FAVOR MEU IMAIL É SILVANEIDE_CRUZ1@OUTLOOK.COM

  • Pode ser, mas o ideal é fazer uma bateria de exames, para verificar as questões orgânicas e biológicas antes. Já procurou um dermatologista ou fez todos os exames de sangue? Forte abraço.

  • Olá Cleusa, boa tarde! Seria importante você procurar investigar mais sobre esses sintomas. Alguns exames específicos ou a psicoterapia poderia lhe ajudar nessas questões.

  • Acredito que sim, mas quantos a remédios os médicos são os mais indicados para informar sobre essa questão. Forte abraço.

  • manchas psicossomáticas tem remédio para desaparecer?

  • Suzana Chaves disse:

    Elídio Almeida, achei muito interessante seu artigo, gosto da maneira clara e objetiva como você coloca o assunto. Sou estudante de psicologia e me interesso por esse tema. Poderia me informar onde acho mais material sobre esse tema.

  • Olá Suzana! Obrigado pelo comentário. No geral temos mais facilidades em encontra textos dobre psicossomática escrito sobre o viés da psicanálise. Talvez seja interessante para você, também, verificar textos e autores que versam sobre a análise funcional dos comportamentos. Clássicos como Skinner e Sidman, e outros autores mais contemporâneos. Sucesso!

  • Prezado Doutor Elídio. Segundo os médicos sofro de uma doença psicossomática. Já fiz tratamento com psiquiatras, mas apenas os medicamentos não funcionaram…será que o ideal seria combinar tratamento psiquiátrico com psicoterapia ?? Ou apenas psicoterapia ?? (já me indicaram psicanálise, mas sei que demora muito e não sei se teria paciência para esperar, pois já vivo com esse problema há anos…)

  • Olá Ivan! Certamente a psicoterapia é recomendada sim, mas só depois de uma avaliação ou depois do início do processo é que o profissional recomendará se deve ser um tratamento isolado ou combinado. Normalmente trata-se que uma questão emocional ou ansiogênica. O legal nesse momento não é pensar em tempo. Talvez o tempo investido em qualquer psicoterapia pode ser menor do que o tempo que já sofre com a psicossomática.

  • Fabiana Guerra disse:

    Excelente explicação, grata!

  • sandrina disse:

    Boa tarde doutor a minha filha sente dor de barriga, dor de cabeça, tonturas, fraqueza nas pernas, palidez, realizou exames e analises e tudo bem pode ser psicologico?

    • Olá Sandra, boa tarde!
      Então, após os exames, o que os médicos suspeitaram? Normalmente após descartadas as causas puramente fisiológicas passamos a investigar a relação dos sintomas com questões emocionais. Seria interessante que sua filha passasse por um psicodiagnóstico com um psicólogo de sua confiança para apurar melhor a questão. Podendo ajudar estarei a disposição. Obrigado pelo contato.

  • gostaria de saber qual a relação da enfermagem (cuidados)com o paciente que tenha essa doença obrigado!

  • Olá Édila!
    Preciso compreender melhor sua pergunta. Poderia discorrer um pouco mais sobre sua dúvida?

  • Natalina Diniz disse:

    Olá Doutor tdo bem?vivo em um ambiente de trabalho muito estressante onde no qual so passo raiva vou trabalhar porque nao tenho outra saida depois que entrei la emagreci 15 kilos vivo com falta de ar ,dores pelo corpo todo sou super anciosa gostaria de saber si eu posso tomar algum relaxante pois sou muito nervosa ultimamente eu nao ando nem me suportando…..obrigada aguardo resposta

  • Olá Natalina!
    Obrigado pelo contato. Compreendo a situação, porém, nós psicólogos não prescrevemos medicamentos. Ideal é que você procure uma psicoterapia para compreender melhor esse processo ou que procure um médico de sua confiança para que ele lhe oriente sobre a necessidade de uma intervenção medicamentosa.

  • Isabela disse:

    Boa noite Dr.!!!
    Tenho crises de falta de ar as vezes e começo a ficar muito ansiosa,parece que vai piorando,sera que pode ser essa doença psicossomática?
    Fui 4 vezes no plantão medico, mas todos perguntavam se eu tinha passado por estresse pois meu pulmão estava limpo então significava que eu nao estava com falta de ar, os mesmos ate chegaram a me receitar um calmante, qual seria seu diagnóstico?
    Obrigada!

    • Olá Isabela!
      Para um diagnóstico é altamente importante que vc busque um psicólogo de sua confiança para que sejam feitas algumas esses de psicodiagnóstico para compreender de forma adequada a sua situação. Através dessa conduta é que será possível compreender a origem desses sintomas e implementar um terapêutica para a questão. Espero ter ajudado e obrigado pelo contato.

  • Kamila cozer disse:

    Olá doutor, eu sinto dor nos ombros e tenho manchas vermelhas no ombro na perna exames eu não diz que eu não tenho nada , eu sou extremamente ansiosa nossa queria ajuda obg

    • Olá kamila!
      Seria importante que você tivesse uma avaliação ou fizesse um psicodiagnóstico com um psicólogo de sua confiança para compreender melhor as causas destas dores e manchas e assim implementar um tratamento adequado à sua necessidade.

Deixe uma resposta